Este ano a Corrida do Porco Preto volta a ter um novo formato, aliando a figura do porco preto às corridas de obstáculos que hoje em dia cativam muitos participantes de todo o país, fiéis a este tipo de provas.
Depois de em 2014 esta corrida medieval ter sido recriada mais fielmente com um porco verdadeiro – o que provou grande polémica- a descer a rua dos Bombeiros, e no ano seguinte com o suíno o a ser uma espécie de rei do cortejo e em 2016 com uma prova inspirada no formato americano, a Beer Mile, a Associação de Festas de São João de Braga promete agora um Porco Preto ‘saltador’ de obstáculos.
A nova Corrida do Porco Preto intitula-se de Black Pig Race, e decorre em simultâneo com o cortejo histórico onde desfila o dito cujo dentro de uma carroça.
É, garante a Associação de Festas de São João de Braga, a primeira corrida de obstáculos nocturna e em ambiente urbano em Portugal.
A organização estima a participação de meio milhar de inscritos, que no dia 16 de Junho a partir das 20h30 saem do Parque da Ponte para superar os diferentes desafios em busca do melhor tempo.
A organização acrescenta que “para além da competição existente, este tipo de provas têm um clima de festa, espírito de equipa e entreajuda com muita comida e bebida à mistura”.
Na primeira fase, até 30 de Abril, as inscrições têm um valor de 10 euros e já estão disponíveis no site do São João de Braga, assim como o regulamento.
FG (CP 1200)