Ricardo Rio recebeu esta quinta-feira o embaixador da Costa do Marfim em Portugal, Koffi Fana Theodore. Um acordo de geminação entre Braga e a cidade de Korhogo, no Norte da Costa do Marfim, fica aberto.
O diplomata ficou a conhecer ao detalhe a estratégia para o desenvolvimento económico do concelho, assim como novas possibilidades de cooperação bilateral entre os dois países, tendo Braga e a região como pontos fulcrais para atingir esse objectivo.
Para o embaixador, Braga é uma cidade que “apresenta uma dinâmica muito interessante” e posiciona-se na linha da frente para encetar uma política de proximidade com aquele país africano.
“A Costa do Marfim está a registar um crescimento anual da sua economia na ordem dos 10%. Estamos cientes da capacidade exportadora das empresas sediadas aqui em Braga e acreditamos que é possível estabelecer ligações muito profícuas em determinadas áreas de negócio, nomeadamente no sector da indústria e infra-estruturas”, explicou Koffi Fana Theodore, adiantando que brevemente realiza-se outra visita a Braga, tendo em vista a possibilidade de estabelecer um acordo de geminação entre Braga e a cidade de Korhogo, no Norte da Costa do Marfim, presidida por Amadou Gon Coulibaly, que também ocupa o cargo de primeiro-ministro daquele país africano.
Para Ricardo Rio, esta é uma “excelente oportunidade para Braga e para as empresas da Região estabelecerem relações de proximidade com a Costa do Marfim, especialmente no plano económico”, sustentando que “com esta ligação abre-se uma janela de oportunidades que têm que ser potenciadas e aproveitadas pelos empresários dos dois países ao longo dos próximos tempos”.