O projecto ‘Braga 2016: Euro-Ibero-American Youth Forum’ venceu a primeira etapa do concurso Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude 2017.
Este projecto – integrado na Braga 2016 Capital Ibero-americana da Juventude e da autoria da Câmara de Braga e Associação Portuguesa – P.E.J., com o apoio da AGERE – é o representante de Portugal na segunda fase desta competição europeia.
De acordo com o parecer do júri – composto pelos deputados europeus Liliana Rodrigues, Carlos Coelho e José Inácio Faria, e pelo representante do Conselho Nacional da Juventude, Diogo Cúmano – o projecto cumpre com todos os objectivos do concurso e envolveu um número excepcional de estudantes (130) de 22 países europeus e de 7 países da América Latina, reunidos para explorar o tema ‘Desenvolvimento Sustentável: Parcerias Intercontinentais para as Pessoas, o Planeta e a Prosperidade’.
Passada a etapa nacional, o projecto representa Portugal na segunda fase onde participam os vencedores de cada um dos 27 Estados Membros da União Europeia e serão apurados três vencedores a nível europeu.
Os nomes dos três laureados europeus são conhecidos no dia 23 de Maio numa cerimónia a ter lugar em Aachen, na Alemanha, onde os prémios de 7500, 5000 e 2500 euros são entregues, respectivamente, ao primeiro, segundo e terceiro classificado.
O Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude é atribuído a projectos que promovam o entendimento europeu e internacional e fomentem o desenvolvimento de um sentido partilhado da identidade e da integração europeias.