piloto na área do turismo criativo, nos próximos três anos, na sequência de se ter candidatado ao projecto CREATOUR ‘Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais’, com as residências artísticas do ‘Encontrarte’.
A chamada foi dirigida a diversas organizações, da cultura e do turismo, localizadas nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve, que pretendessem desenvolver e concretizar projectos na área do turismo criativo e foram escolhidos cinco projectos de cada região, num total de 20, entre 138 candidaturas.
As experiências de Turismo Criativo dizem respeito a oportunidades de co-criação e desenvolvimento pessoal nos destinos turísticos e costumam estar associadas à identidade e cultura do destino visitado.
Amares quer assim ser pioneira no Turismo Criativo e terá oportunidade de trabalhar com cinco universidades do país e desenvolver as Residências do “Encontrarte” como atractivo de turismo e promoção do território.
Este projecto procura promover o desenvolvimento deste tipo de propostas de qualificação do turismo fora dos grandes centros urbanos e assim contribuir para o florescimento de novas ofertas em turismo.
“Estas iniciativas poderão trazer em simultâneo um valor para o tecido empresarial regional e para a revitalização de atividades relacionadas com a identidade local e regional”, explica a Câmara de Amares.
O projecto é coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e tem como parceiros o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações da Universidade do Algarve, o DINÂMIA-CET-IUL, Centro de Estudos Sobre a Mudança Socioeconómica e o Território do ISCTE-IUL e o Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho.
O CREATOUR é financiado pelo PACPrograma de Atividades Conjuntas do Portugal 2020, através dos Programas Operacionais COMPETE 2020, POR Lisboa, CRESCAlgarve 2020 e da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.