A autarquia associou-se, pelo terceiro ano consecutivo, à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Braga (CPCJ) no sentido de alertar para a necessidade de prevenção dos maus-tratos na infância, um flagelo que anualmente vitima dezenas de crianças em Portugal.
Ao longo de Abril – Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância- são promovidas diversas acções de sensibilização, nas escolas e na comunidade, com o objectivo de despertar a população para esta problemática.
“As crianças são aquilo que de mais importante existe no mundo e a sua relação com os adultos deve ser trabalhada diariamente. É responsabilidade dos adultos salvaguardar os direitos das crianças e jovens e, ao aderir a esta causa”, afirmou esta sexta-feira Firmino Marques na apresentação do programa, que contou com a presença de alunos da EB1 de S. João do Souto.
“O município de Braga está a dar o exemplo e a alertar a sociedade para um problema crescente e cada vez mais actual”, vincou o vice-presidente da autarquia.
Inserido na campanha Laço Azul – imagem alusiva a este tema -, o programa contempla diversas actividades e conta com a adesão dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A decoração das escolas e IPPS’s em tons de azul, actividades para pais e filhos, operações STOP em diversas escolas com a colaboração com a Polícia de Segurança Pública, distribuição de calendários com actividades para cada dia do mês de Abril, assim como o projecto ‘Namorar com Fair Play’ – que alerta para a violência no namoro jovem -, são algumas das iniciativas que pretendem educar crianças e jovens para os seus direitos, assim como sensibilizar a comunidade local para a importância de os adultos respeitarem relações com os mais novos.
Um dos pontos altos acontece a 22 de Abril, com a inauguração da exposição de laços azuis, desenvolvidos pelos alunos das escolas do concelho. Os três melhores trabalhos são, posteriormente, instalados no edifício principal da Câmara, no edifício do Pópulo e no Posto de Turismo.
O programa encerra com a realização das III Jornadas sobre a protecção à Infância e Juventude, que decorrem nos dias 5 e 6 de Maio em parceria com o Centro de Formação Sá de Miranda.