A Capela de Guadalupe recebe esta quinta e sexta-feira dois concertos musicais, inseridos na programação cultural da Procissão da Burrinha.
O primeiro concerto acontece na quinta-feira, às 21h30, com o Grupo de Cantares ‘Mulheres do Minho’, e tem como mote ‘Botar as Almas e outras músicas de temática religiosa’.
O ‘Botar das Almas’ era um acto informal, cantado, que acontecia sobretudo nas aldeias, de forma a evocar a memória dos entes queridos falecidos. Era uma prática corrente no mês de Novembro, chamado o mês das Almas ou então por altura da Quaresma. O Grupo de Cantares ‘Mulheres do Minho entoa o cancioneiro minhoto da época da quaresma e o Grupo Coral Porta Nova e Grupo Coral de Guadalupe recuperam músicas de temática religiosa, associadas a espirituais negros.
Também no mesmo local e à mesma hora, mas na sexta-feira, Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM) realiza o concerto de abertura do XIII ECU (Encontro de Coros Universitários), convidando o Snaps Vocal Band, grupo oriundo da Roménia, para este sarau musical.
O XIII ECU realiza-se no Salão Medieval da Reitoria, largo do Paço, no sábado, mas o CAUM decidiu, este ano, dedicar um momento mais íntimo e reservado, convidando os interessados a assistir a um pleno intercâmbio cultural a partir deste momento musical.
A entrada livre.