A Fundação Bracara Augusta (FBA), em parceria com a Câmara de Braga, acaba de lançar um concurso aberto a toda a comunidade na procura de actividades culturais a realizar na Noite Branca, evento que decorre entre 1 a 3 de Setembro. As candidaturas estão abertas até 14 de Maio.
O ‘Concurso Artístico Noite Branca Braga 2017’ pretende atrair projectos nas áreas da Media Arts (Arte digital e Multimédia), Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Arquitectura, Design e Arte Urbana, tendo em linha de conta a candidatura de Braga a ‘Cidade Criativa da UNESCO’.
A Fundação Bracara Augusta apoia os projectos com financiamento até 5 mil e 2 mil euros, num apoio total de 30 mil euros, representando um acréscimo de 5 mil euros em relação à edição anterior.
Para Ricardo Rio o ‘Concurso Artístico Noite Branca 2017’ assume-se como “uma mais-valia para a programação de um evento que se pretende de alta qualidade e o mais abrangente possível”.
“Queremos, cada vez mais, qualificar a experiência que é propiciada a quem participa na Noite Branca de Braga e incentivar os artistas a conceber manifestações e projectos que abranjam vários espaços da cidade, desde o Arco da Porta ao largo Senhora-a-Branca”, afirmou esta quarta-feita o presidente do município na apresentação do concurso.
Ao concurso artístico podem concorrer pessoas singulares ou colectivas, independentemente da sua naturalidade, desde que cumpram os termos disposto no regulamento. As candidaturas estão já abertas e decorrem até às 23h59 horas do dia 14 de Maio, podendo ser submetidas através do preenchimento do formulário disponível na página da FBA em www.fbracaraaugusta.org, onde pode ser também consultado o regulamento do concurso.
As candidaturas são analisadas por um júri composto por três elementos seleccionados e propostos pela Fundação Bracara Augusta e autarquia. Os vencedores são anunciados no dia 2 de Junho.
A par deste concurso, a FBA promove também os Laboratórios de Verão, uma iniciativa destinada a artistas ou colectividades de Braga, residentes ou naturais, que se proponham a desenvolver conteúdos artísticos originais nos domínios da imagem, som, performance, interactividade, música ou dança para serem apresentados na Noite Branca.
Para Sameiro Araújo, presidente da FBA, este é mais uma acção que visa reforçar a componente cultural da Noite Branca, um evento que “atrai milhares de pessoas à cidade, fruto de uma programação intensa e diversificada”.
As candidaturas aos Laboratórios de Verão estão já em curso, podendo ser efectuadas até 14 de Maio na página da FBA.