As obras no S. Geraldo arrancam nos próximos dias a tempo de estarem concluídas para as comemorações do santo padroeiro de Braga, a 5 de Dezembro, assegura D. Jorge Ortiga. Os projectos de construir no espaço um hotel e um parque de estacionamento subterrâneo foram abandonados.
Em declarações à RUM, o Arcebispo Primaz de Braga revela que no antigo espaço cultural ficará instalada sede da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto, um mercado urbano e um bloco de apartamentos. A construção de um hotel de um parque de estacionamento subterrâneo ficaram pelo caminho “devido a algumas dificuldades”.
Contudo, refere o prelado, a dinâmica do edifício vai-se manter, apesar das manifestações públicas que colocavam em causa a finalidade do antigo espaço de cultura.
No que se refere à vertente cultural, o Arcebispo avança que no espaço serão colocadas “algumas pedras” do antigo convento dos Remédios que existiu naquele local até 1920, além de máquinas de projecção de cinema “a lembrar que ali existiu um espaço cultural”.
“A construção do mercado urbano, com zona de alimentação e comercial, continuará com um palco onde à noite o concessionário poderá organizar um concerto ou qualquer outro espectáculo, desde música, teatro ou mesmo cinema”, reforça D. Jorge Ortiga, sem identificar qual a empresa concessionária do mercado, adiando somente os espaços comerciais já estão totalmente preenchidos.
A gestão dos apartamentos (T1, T2 e T3 com áreas grandes) a erguer no local fica a cargo da diocese.
FG (CP 1200)