Angariar verbas para ajudar a preservar o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro é o objectivo da caminhada que se realiza no próximo dia 30,em Braga. Organizada pela Confraria do Sameiro com o apoio do município, a iniciativa ‘Todos pelo Sameiro’, que vai já na sua terceira edição, proporciona a todos os participantes a oportunidade de visitar o zimbório da basílica do Sameiro.
Na apresentação da caminhada, que decorreu esta sexta-feira, junto à basílica, a vereadora do Desporto e Juventude realçou a importância da iniciativa que, a par do cariz solidário, constitui-se como “mais uma oportunidade para as pessoas praticarem desporto”.
“O Sameiro é de todos e todos têm de contribuir neste trabalho de preservação deste que é um dos mais importantes santuários do país”, salientou Sameiro Araújo.
A vereadora apelou ainda à participação dos bracarenses, sublinhando o papel decisivo que os presidentes de Junta e os párocos podem ter na divulgação da iniciativa. “É preciso ter consciência que, enquanto comunidade, temos um papel a cumprir na preservação dos nossos monumentos. Quanto mais pessoas estiverem presentes, mais força terá esta causa e quem fica a ganhar são o Sameiro e todos os que dele usufruem”, assinalou.
Já o presidente da Confraria do Sameiro, cónego José Paulo Abreu, referiu que a preservação do santuário “é um trabalho contínuo que necessita do contributo de todos”.
“Queremos terminar a pintura interior da basílica, mas temos já três obras que gostaríamos de avançar, nomeadamente a requalificação da avenida principal e a reconstrução da primitiva imagem da Senhora do Sameiro”, avançou aquele responsável, lembrando que o Posto de Turismo/Informação será criado dentro em breve.
A caminhada inicia-se pelas 10 horas no Complexo Desportivo da Rodovia, sendo antecedida por momentos de animação. Após a chegada ao Sameiro, prevista para as 11h30, os participantes poderão fazer o peddy paper e visitar o zimbório.
As inscrições têm um custo de cinco euros e podem ser feitas na Casa das Estampas do Sameiro, no Museu Pio XI e nos Serviços Centrais da Arquidiocese de Braga, na rua de S. Domingos. As inscrições também podem ser feitas no próprio dia da caminhada, sendo contudo aconselhável a inscrição prévia para facilitar toda a logística necessária para a caminhada. Os participantes recebem um kit que inclui água, uma t-shirt e a documentação necessária para efectuar o peddy paper.
No final, os Transportes Urbanos de Braga asseguram o transporte de regresso à cidade.