A tradicional e imponente Procissão da Burrinha, integrada nas celebrações da Semana Santa de Braga, tem marca de Vila Verde. A burrinha que leva a imagem de Nossa Senhora no cortejo ‘Vós Sereis o Meu Povo’, a primeira grande procissão da Semana Santa de Braga marcada para esta quarta-feira à noite, chama-se ‘Lili’ e já é treinada por Clemente Alves, o bracarense que veste as roupas de S. José.
Nasceu em Escariz São Mamende, concelho de Vila Verde, e pertence ao criador de burros mirandeses Francisco Clemente. ‘Lili’, assim se chama o jumento, é a burra que desde o último ano transporta a nossa senhora no dorso durante uma das maiores procissões da Semana Santa de Braga, que acontece na quarta-feira Santa.
Desta quinta de Escariz já saíram vários jumentos para a procissão do rito bracarense, que junta cerca de 100 mil pessoas nas ruas de Braga e mais de 1200 figurantes.
“Tivemos o Jardel, Ritinha, Letizia e Madona. Todos saíram desta quinta e cumpriram sempre”, frisou Clemente Alves, o homem que trata os jumentos por “amor”.