A primeira edição das EcoGest – Jornadas de Economia e Gestão da Universidade do Minho realiza-se nos próximos dias 18 e 19, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga. A iniciativa tem entrada livre e é organizada pelo Núcleo de Alunos de Economia (NAECUM) e pela Associação de Estudantes de Gestão (ADEGE), com o apoio da Escola de Economia e Gestão (EEG) da UMinho.
A Reitoria adianta que a sessão de abertura é às 9 horas, com o vice-presidente da EEG, Artur Rodrigues. Às 10h45, os jornalistas Júlio Magalhães (Porto Canal), Lionídio Paulo Ferreira (Diário de Notícias) e Anabela Campos (Expresso) debatem o reflexo da política internacional nas economias europeias.
O debate ‘Percurso de salto alto’ reúne, às 14 horas, Ângela Brandão (Primavera), Diana Monteiro (StartUp Braga) e Teresa Soares (McDonalds Braga). Após uma pausa, decorre a tertúlia ‘Snapshat case study: os perigos da bolsa na era digital’, com Rui Olo (ActivoBank), Tiago Cerqueira (Vitamina), Tiago Pinheiro (ActivTrades) e Nelson Areal (EEG).
SECRETÁRIO DE ESTADO DEBATE COM TRÊS AUTARCAS
O programa de quarta-feira arranca às 9 horas com ‘O futuro do mercado de trabalho’ a ser perspetivado por António Murta (Pathena), Miguel Portela (EEG) e Fernando Alexandre (pró-reitor da UMinho). Seguem-se speed interviews, um business cocktail e, às 11h15, o debate ‘Daqui fala a experiência’, envolvendo Paulo Marques Pereira (Grupo José Pimenta Marques), Pedro Cunha (Navarra) e Fernando Alexandre (UMinho).
De tarde, às 14h30, o painel ‘Captação de investimento pelas autarquias’ junta o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e os presidentes dos municípios de Braga, Guimarães e Póvoa de Lanhoso, respetivamente Ricardo Rio, Domingos Bragança e Manuel Baptista. A sessão de encerramento conta, às 17 horas, com o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
Luís Moreira (CP 8078)