O problema dos cães vadios continua na ordem do dia em Vila Verde, depois de uma popular ter denunciado ao jornal O Vilaverdense um ataque de um grupo de cães que terá levado à morte de dois dos seus animais domésticos.
Este tema tem sido recorrente, sendo que tanto a Associação Para a Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde como a Câmara Municipal alertam, em primeiro lugar, para a necessidade de responsabilização dos donos, a fim de evitar o abandono dos animais.
“A grande fatia de responsabilidade nestes casos reside no facto de as pessoas continuarem a abandonar os animais. Se não houver essa sensibilidade e sensibilização, qualquer esforço e medida que tomemos vão ser inglórios”, defende o vereador Patrício Araújo.
Segundo o responsável autárquico, trata-se de animais errantes, que vão vagueando pelas ruas, o que dificulta a captura por parte dos serviços municipais, uma vez que não permanecem durante muito tempo no mesmo local.
A montante, há ainda o facto de o canil municipal estar sobrelotado, esperando-se que a construção do novo albergue de animais esteja pronta até ao Verão.