Este domingo, entre as 10 às 04 horas da madrugada, concertos, dj sets, instalações e oficinas para os mais novos, entre outras actividades, preenchem o programa do gnration open day, evento de entrada livre que assinala os quatro anos deste espaço de referência cultural. São mais de 16 horas de actividades com entrada livre. Ao todo 27.360 pessoas, número que tem vindo a duplicar de ano para a ano, visitaram o espaço localizado na praça Conde de Agrolongo.
PAUS, Octa Push, Conjunto Corona, Leviatã, Omega 3 (dj set), DJ Lynce (dj set) e a Orquestra de Paus e Cordas (quatro dezenas de músicos amadores juntos num colectivo musical) preenchem o programa de música onde se destaca o nome de Moritz Simon Geist.
O músico alemão e engenheiro de robots, que colaborou já com nomes como Mouse on Mars ou Tyondai Braxton, apresentarTripods One, uma performance sonora onde música electrónica é tocada em tempo real por robots.
Em 2016, o gnration recebeu mais de 125 eventos, um número que perfaz mais de 50 espectáculos, 12 instalações / exposições e acima de 60 actividades de serviço educativo (actividades onde se registaram cerca de 1100 participantes).
O gnration open day também contempla actividades para os mais pequenos. Os Primeiros Bits ensinam, gratuitamente, como aplicar as novas tecnologias à arte, iniciativa em parceria com a Digitópia/Casa da Música, e o Atomic Scanner, um jogo de interacção para smartphones, criada pela Engage Lab, que parte de um funcionamento similar ao Pókemon Go, leva crianças a descobrir espaços.
Ao longo do dia e noite, um conjunto de instalações, em parceria com o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Engage Lab e Berklee College of Music – Valencia Campus, são apresentadas em vários espaços do gnration. Um conjunto de dois filmes do artista russo Kirill Savchenkov são também exibidos neste dia, numa iniciativa parceira com a BoCA Bienal (Lisboa).
O ano de 2016 marcou também o arranque da parceria entre o gnration e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), colaboração que proporciona, através da galeria INL, instalada no edifício, uma aproximação entre nanotecnologia e arte através do Scale Travels, programa que coloca artistas junto de cientistas, aproximando estas duas áreas numa iniciativa de vanguarda.
Para além da forte componente cultural, o gnration engloba ainda nas suas instalações a incubadora de empresas Startup Braga e a Loja Europa Jovem, um espaço pioneiro no apoio à mobilidade jovem europeia e que se estendeu já a outras cidades do país.