O alargamento geográfico aos concelhos de Amares e Terras de Bouro e a aposta em sectores como a Agricultura e a Economia Social são duas das metas traçadas pelo novo presidente da AEVIVER, Jorge Pereira, que foi eleito esta quinta-feira.
“Estou convencido que a breve prazo poderemos alargar a nossa acção a esses dois concelhos, contando com os apoios do Municípios e da Escola Profissional Amar Terra Verde. Teremos todos a ganhar ao fazê-lo. Vai contribuir para que a AEVIVER obtenha maior peso reivindicativo”, frisou.
Na hora de passagem de testemunho, Jorge Pereira elogiou a “coragem” de José Morais por ter sido o primeiro presidente da AEVIVER, sublinhando também a necessidade de a associação possuir uma sede própria e de rever os próprios estatutos para “dar continuidade” ao trabalho realizado nos últimos anos.
Os novos órgãos sociais, eleitos por unanimidade, mantêm João Luís Nogueira na presidência da Assembleia-Geral e Manuel Lourenço Peixoto no Conselho Fiscal.
Antes da eleição dos novos corpos gerentes, os associados aprovaram, também por unanimidade, o Relatório e Contas referente ao ano de 2016.
PLANO DE ACÇÃO
Para Jorge Pereira, a AEVIVER pode ser uma associação empresarial “pioneira a agarrar o sector da Economia Social”, ao dinamizar e apoiar a sustentabilidade financeira e o trabalho em rede, potenciar a cooperação das IPSS e conceder apoio jurídico e fiscal.
Na agricultura, o programa de acção para o triénio 2017-2020 inclui a promoção dos produtos locais, a dinamização de estratégias para valorização e escoamento da produção local e o apoio à realização de candidaturas.
Na vertente de Comércio e Serviços, a AEVIVER quer promover iniciativas sazonais de apoio ao comércio tradicional, como Concursos de Montras (Mês do Romance / Natal / Festas Populares), Vilas Floridas (Maio) e desfiles de moda, além de desenvolver mecanismos de apoio técnico a investimentos na requalificação e promoção das zonas de comércio.
Jorge Pereira anunciou ainda que, na área da Indústria, a AEVIVER pretende velar pelo zelo, optimização, dinamização e inovação das zonas e parques industriais, fornecer apoio técnico (consultorias jurídica e fiscal) à actividade industrial e apoiar candidaturas a apoios nacionais e europeus.
A AEVIVER propõe-se ainda a incrementar acções de formação técnica e estratégica para os diferentes sectores, dar apoio logístico e formal na concepção de candidaturas a apoios comunitários e desenvolver acções de formação aprovadas no âmbito do Portugal 2020.
Em termos de internacionalização, a AEVIVER quer reforçar as parcerias com Governos, Instituições e Associações Empresariais dos PALOP e outros, apoiar a actividade empresarial externa, realizar visitas empresariais a países com potencial estratégico e lançar de catálogo trilingue da oferta empresarial local/regional da área de intervenção da AEVIVER.
A associação empresarial vilaverdense viu recentemente aprovada uma candidatura a fundos comunitários para apoiar, através de formação e inclusão no mercado de trabalho, perto de três mil desempregados de longa duração.
ÓRGÃOS ELEITOS – TRIÉNIO 2017-2020
MESA DA ASSEMBLEIA-GERAL
Presidente: Formibérica / Soutelo / João Luís Nogueira
Vice – presidente: Grupo Casa Santos / Vila Verde / Lurdes Santos
Secretário: Casa Gomes / Vila Verde / João Gomes
Supermercados Vilaverdense / Vila Verde / José Costa
Neiva Conta / Azões / Joaquim Loureiro
Agro Peixoto / Lage / António Peixoto
Silvestre B. Martins & Irmãos / Oriz S. Miguel / Silvestre Martins
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Presidente: Atelier / Vila Verde / Jorge Pereira
Vice-presidentes:
FERC / Moure / José Manuel Lopes
Zenith Automóveis / Esqueiros / Ana Almeida
Grupo Ideia Cinco / Vila Verde / Carlos Silva
Director Financeiro: Fiscaverde / Loureira / António Loureiro
Vogais
Foto Felicidade / Vila Verde / Luís Gonçalves
Antunes & Alves Cons. Assoc / Vila Verde / Tadeu Alves
Galerias da Vila / Vila Verde / Fernanda Sá Barros
Cervacontas / Cervães / Horácio Ferreira
Cuscas Bar / Vila Verde / Glória Lago
MarmoPrado / Vila de Prado / Miguel Peixoto
Medical Norte / Moure / Renato Magalhães
Pedrivalões / Valões / Carlos Cação
Madevil / Prado S. Miguel / Porfírio Barbosa
ID Maxima / Vila Verde / Fernando Dionísio
Taberna Pimenta / Pico S. Cristóvão / José Carlos Vila Verde
CONSELHO FISCAL
Presidente: Gabinete Contabilidade /Vila Verde / Manuel Lourenço Peixoto
Vice – presidente: DVM Group / Oleiros / Porfírio Sampaio
Secretário: JPA – Construtora / Pedregais / António Azevedo
Iberinox / Sabariz / António Morais
Silva & Pedralva / Freiriz / Pedro Silva
ARF – Construções Turiz Francisco Ramos
Toldigest / Moure / José Pereira
Ricardo Reis Costa (CP 10478)