Acedendo ao convite do município da Guarda, a Câmara de Braga levou a cabo uma acção de promoção turística na Feira Ibérica de Turismo (FTI) que encerrou esta segunda-feira. O certame foi inaugurado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho e pelo autarca da Guarda, Álvaro Amaro.
Em representação do município bracarense, António Barroso, lembrou que “o turismo interno ainda tem um enorme potencial de crescimento e esta aposta em nos expormos nas beiras é importante para esse reforço, por outro lado este é um importante certame que atrai muitos visitantes da raia espanhola, nomeadamente das regiões da Extremadura e de Castilla-Lyon que queremos também convidar a visitar Braga e o Minho e a encantar-se com tudo o que temos de único para oferecer”.
Com um espaço próprio de 18 m2, Braga colocou em destaque toda a riqueza atractiva e turística do concelho, com especial ênfase nos grandes eventos como a Rampa da Falperra, Super Especial do Rally de Portugal, Braga Romana, S. João, Mimarte, Noite Branca, Braga Barroca e Braga é Natal com destaque para o inigualável Presépio Vivo de Priscos.
Também a reconhecida gastronomia, o rico património, o distinto comércio, e as várias iniciativas desportivas e culturais, nomeadamente a programação do Theatro Circo e do GNRation, sem esquecer os múltiplos equipamentos para acolher quem visita a Capital Minhota.
“DESAFIO NACIONAL”
Marcelo Rebelo de Sousa apontou “a promoção do turismo como “um desafio nacional”.
“O turismo é uma maneira de chegar ao mundo. Há comunidades que falam português por todo o mundo, mas o turismo é uma forma de aproximar culturas, civilizações, povos e experiências. E Portugal está a viver um momento único em termos de turismo”, afirmou.
A FIT tem sido um evento chave da cooperação ibérica e teve em 2017 a sua quarta edição. Desde a sua primeira, em 2014, a FIT cresceu e consolidou-se, afirmando se agora como o mais importante evento dedicado ao turismo numa perspectiva ibérica.
Este certame ibérico decorreu em mais de 9.000 m2, contou com dezenas de milhares de visitantes e com mais de 130 expositores de diversas regiões de Portugal e Espanha e dos mais variados campos de actuação do sector turístico, entre públicos e privados. Desde jornalistas, operadores turísticos, hoteleiros, comunidades intermunicipais, comissões vitivinícolas, regiões de turismo, empresas de turismo activo, passando por agências de viagens, câmaras municipais e associações, todos encontraram neste evento uma plataforma de excelência para a promoção dos seus produtos e serviços.