“Se Marie Le Pen ganhar, a Europa acaba”. A opinião é do eurodeputado José Manuel Fernandes defendida numa conversa com alunos da Escola de Ribeira do Neiva, numa iniciativa inserida na Semana da Europa.
Abordando questões ligadas ao funcionamento da União Europeia e assuntos da actualidade, José Manuel Fernandes rejeitou “todo o tipo de extremismos seja de direita ou de esquerda”, e defendeu “uma Europa livre, solidária, aberta a todos”.
O eurodeputado revelou ainda que “no Parlamento Europeu, tanto a esquerda como a direita radicais são iguais e votam juntas nos principais assuntos europeus”.
O Dia da Europa, 9 de Maio, fica para a história como o primeiro de uma Europa que declarou quer estar em paz. A declaração de Schumann, “um documento bastante actual”, foi o princípio de tudo. José Manuel Fernandes lembrou que a maior riqueza produzida no Mundo é na União Europeia que tem 7% da população mundial. “Pelo contrário, a Europa contribui com metade das despesas sociais de todo o Mundo, o que é um contra-senso. Deveríamos pagar 7% ou então o valor do PIB, 21%”.
A Europa continua a ser o melhor local do Mundo para se viver: “temos liberdade, respeitamos o outro, há democracia, há leis que protegem o ambiente, há multiculturalidade. O nosso problema é que não valorizamos as conquistas que fizemos”. José Manuel Fernandes lembrou que “somos os mais ricos mas também os mais velhos e este é um problema que temos de encarar de frente”. Outros desafios passam pelo aumento da partilha de informação ou uma maior aposta nas energias renováveis. “O próprio conceito de território está mudado”.
Aos mais jovens perguntou se estavam dispostos “a dar 10,5% das suas receitas para o orçamento da Europa”. Perante o silêncio, José Manuel Fernandes disse que “esse era o valor com que a Alemanha contribuiu para o orçamento europeu. Em cada 100 euros, Portugal contribuiu com 1,3 euros e recebe mais do triplo”. A finalizar, o eurodeputado deu os parabéns ao Agrupamento pelo “sucesso em projectos ligados ao Erasmus +”.
A escola passa a partir de desta sexta-feira a hastear a bandeira ‘eTwinning’, a comunidade de escolas da Europa.
P.A.P. (CP 9420)