As Jornadas Técnicas dos Citrinos, que contam com dois painéis e com a participação da Direcção Regional da Agricultura, e a apresentação de uma jóia subordinada ao tema da laranja, realizada por Sylvie Castro, são a novidade do programa deste ano da Feira Franca de Amares, que se realiza nos próximos dias 12,13 e 14.
“O grande objectivo desta feira, que ao longo dos anos tem crescido, é promover aquilo que é nosso e mexer com a economia de Amare”», referiu o presidente da Câmara, Manuel Moreira, durante a apresentação do programa.
“Além desta feira, estamos também a trabalhar num projecto que pretende tornar a Galeria das Artes, em Ferreiros, num espaço de promoção do nosso vinho e da laranja. Queremos que as pessoas que visitem Amares possam dirigir-se a um local para presenciar a qualidade dos nossos produtos”, acrescentou, mencionando que este é um projecto que ficará “resolvido” até ao final deste ano.
Este ano a iniciativa, realizada pelo município de Amares, em colaboração com a freguesia de Amares e Figueiredo, decorre nos “mesmos moldes” que anteriormente, contando com concursos de produtos locais e pecuários, exposições pecuárias e de artesanato, provas gastronómicas e actuações musicais e folclóricas, mas para o ano promete abranger outros produtos agrícolas locais.
“Já estamos a pensar em incluir outros produtos de Amares que estão em expansão e não nos restringirmos apenas ao vinho e à laranja. Para o ano queremos incluir também nesta feira os produtores de mirtilos, frutos vermelhos, entre outros”, avançou o presidente da Junta de Amares e Figueiredo, Martinho Antunes.
Durante a apresentação do programa da Feira Franca de Amares, esta terça-feria, Manuel Moreira adiantou ainda que até ao final Maio vai avançar com a candidatura para a requalificação da Praça do Comércio e que valorização da entrada e da rotunda de Lago “não está esquecida”.