Erasmus+ 100% Youth City, apresentaram esta quarta-feira, no gnration, o primeiro Selo de Qualidade Europeu para Cidades Amigas dos Jovens.
Esta é a primeira vez que um projecto de certificação de qualidade a este nível acontece no domínio da Juventude. O inovador selo de qualidade para Cidades Amigas dos Jovens resulta da implementação da estratégia ‘100% Youth City’, aprovada e financiada pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Acção, e tem por objectivos aumentar a eficácia e eficiente dos investimentos públicos na área da juventude, promover altos critérios de qualidade nessa matéria e promover a capacitação e cidadania activa dos jovens.
Liderado por Braga, o projecto, reúne mais seis cidades, nomeadamente Cluj, na Roménia, Ganja, no Azerbaijão, Varna, na Bulgária, que é actualmente Capital Europeia da Juventude, Turim, em Itália, Valência, em Espanha, e Riga, na Letónia.
De acordo com o presidente da Câmara, a cidade tem procurado ser liderante a nível nacional e internacional nesta matéria.
“40% dos nossos habitantes têm menos de 30 anos, o que representa uma pressão significativa para que as politicas públicas sejam amigas da juventude e que permite que consigam concretizar as suas ambições, seja de acesso a emprego, apoio a projectos de empreendedorismo, acesso a formação e educação, manifestação de talento no contexto cultural e desportivo ou fomento de cidadania”, afirmou Ricardo Rio a, garantindo que “esta rede de parcerias que se criou em Braga tem correspondido às ambições desta uma franja significativa da população, melhorando a sua qualidade de vida”.
A sessão pública de apresentação do projecto ´100% Youth City´ contou com as presenças do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do director da Agência Nacional, Pedro Couto Soares, da vice-presidente do Fórum Europeu de Juventude, Kristen Aigro, do Membro Comité das Regiões da União Europeia, Csaba Borboly, entre outras individualidades europeias. A estas personalidades juntam-se comitivas das cidades europeias parceiras do município neste projecto.