A Rede Social de Braga promoveu, recentemente, um workshop subordinado ao tema ‘Braga: Hub de Inovação Social’, com o objectivo de dar continuidade ao desafio de posicionar o concelho como um ‘hub’ de inovação social.
O encontro, presidido por Firmino Marque, e que se realizou no Auditório José Sarmento, contou com a participação de uma centena de parceiros do Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Braga.
Segundo o vice-presidente da autarquia, o encontro permitiu “consolidar conhecimentos e estimular a criação de soluções criativas, cooperantes e sustentáveis aos desafios sociais, bem como informar sobre medidas de financiamento existentes para a operacionalização dos projectos identificados como prioritários de intervenção, inscritos no Plano de Desenvolvimento Social (PDS) 2016-2021 para o concelho”.
Assim, Helena Loureiro, da Iniciativa Portugal Inovação Social, deu conta do instrumento de financiamento ‘Capacitação para o Investimento Social’ que pretende apoiar iniciativas de empreendedorismo e inovação social no reforço das suas capacidades organizativas e competências de gestão.
Também Carlos Santos apresentou as iniciativas do Programa Urbact III – BOOSTINNO, rede que integra nove cidades europeias visa desenvolver acções concertadas e integradas de desenvolvimento de conceitos de inovação social em contextos municipais.
A sessão contou, também, com a adesão de novos parceiros à Rede Social, com a aprovação de pareceres para a criação de respostas sociais, bem como a apresentação do Projecto MAKEBRAGA, do Contrato Local de Desenvolvimento Social, que tem como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de acções a executar com os parceiros, para a promoção do desenvolvimento social de Braga.