A Protecção Civil e a GNR de Vila Verde vedaram, ao fim da tarde desta sexta-feira, a área onde estão colocados Postos de Transformação (PTs) da EDP no Loteamento da Bela Vista do Botão, ao lugar da Sobreira/Santa Helena, e na Rua de São Miguel (junto à estrada que vai para Atiães), na freguesia da Laje, devido ao perigo de morte causado pelo furto de fio de cobre em postos de transformação eléctrica da zona. Que deixou linhas de média tensão ao ar livre, o que pode causar danos a quem lhes toque, bem como descargas eléctricas.
Fonte do organismo disse a O Vilaverdense que o furto fez com que alguns fios de transporte de eletricidade da EDP ficassem à vista, podendo “largar” uma descarga eléctrica de 15 mil volts, com o consequente perigo de explosão e incêndio.
No local, foram colocados alertas para o perigo de aproximação aos postos, compareceu, ainda, o presidente da Junta de Freguesia Carlos Pedro Castro, que contactou a EDP, tendo esta empresa adiantado que só pode reparar a situação na próxima segunda-feira.
Os autores do furto dizem aquelas fontes no local – arriscaram a vida por cerca de 60 metros de fio de cobre – 20 em cada furto – que valerão entre 15 a 20 euros, cada.
Alguns moradores da zona afirmaram, na ocasião, terem visto, há dois dias, e de noite uma carrinha parada na zona, a qual, presumivelmente, pertenceria aos ladrões.