A não inclusão da marcha do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) Ser Igual nas Festas de Santo António originou, esta quarta-feira, o aparecimento de um grupo público, no Facebook, onde se “exige” a integração desta marcha e se acusa os responsáveis da Associação das Festas Antoninas de Amares (AFAA) de “discriminação”.
A AFAA já reagiu, também através do Facebook, garantindo que a decisão de não incluir o CAO Ser Igual nas marchas “prendeu-se, única e exclusivamente, com questões de agenda e compromissos já assumidos”.
No grupo ‘CAO nas Festas d’Amares 2017’, Marco Alves, antigo membro da AFAA, escreveu que a não inclusão da marcha “é descabida”, tecendo duras críticas à opção da associação que organiza as festas em honra de Santo António.
“Gentes do nosso concelho, das nossas famílias, que nada pedem em troca a não ser a sua participação activa nas suas festas concelhias merecem esta discriminação? Desculpem-me, mas como amarense, como ex-membro da AFAA, não posso aceitar esta decisão”, criticou.
Entretanto, a Associação já veio a público responder. Num comunicado assinado por Marco Conceição, a AFAA garante estar “incrédula” com as críticas de que foi alvo.
“Fomos consultados em Fevereiro de 2017 pela associação Valoriza para integrar o CAO com uma marcha nas nossas festividades, nomeadamente no dia 12 de Junho. Tendo já, desde Novembro de 2016, encerrado a programação e assumido compromisso com diversas entidades para essa noite foi, lamentavelmente, impossível a sua inclusão”, explica.
Segundo Marco Conceição, a AFAA sugeriu uma actuação no dia 8 de Junho, nas marchas infantis, “por ser um dia também dedicado às marchas, independentemente da faixa etária dos intervenientes”.
Tratou-se de uma “proposta digna, respeitosa e provida de sentido”, segundo a AFAA, que garante não excluir ninguém, “como está, desonestamente, a ser acusada”..
“Qualquer que fosse a proposta apresentada no mês de Fevereiro de 2017, tendo a programação para esse dia sido encerrada, seria alvo de igual deliberação”, frisa.
RRC (CP 10478)