O eurodeputado José Manuel Fernandes enalteceu esta sexta-feira “o trabalho de grande mérito e absolutamente crucial” que as escolas estão a desenvolver “para a sustentabilidade do futuro das nossas sociedades democráticas, graças à excelência na formação e no esclarecimento informado das novas gerações”.
Numa jornada dedicada a sessões de esclarecimento e debate com alunos das escolas secundárias de Maximinos-Braga e Vizela, o eurodeputado social-democrata fez questão de reconhecer a importância da qualidade do ensino e o seu impacto para um futuro de sucesso do modelo europeu de desenvolvimento económico e social.
Enaltecendo o nível de informação e conhecimentos demonstrados pelos alunos, “fruto do trabalho empenhado e de excelência dos professores”, José Manuel Fernandes expôs diversos números e exemplos de evolução legislativa no quadro da integração europeia para demonstrar as vantagens e as conquistas que a UE proporcionou aos cidadãos.
“A verdade é que, em contraponto a todos os ataques de que é facilmente alvo, a União Europeia é a região do mundo com mais progresso económico e, sobretudo, a que garante mais igualdade social, protecção aos mais carenciados, defesa do ambiente, liberdade, democracia, defesa dos direitos humanos e sociais”, assumiu José Manuel Fernandes.
CONTRA DISCURSOS EXTREMISTAS
Apesar disso, o eurodeputado reconheceu que “os discursos fáceis de populistas e extremistas passam facilmente”. Contra Isso, considerou que “só uma sociedade bem informada pode superar promessas fáceis e insustentáveis”. Nesse âmbito, a escola exerce uma função fundamental, o que se torna ainda mais evidente com o facto de serem os jovens “a geração que mais defende um mundo aberto, uma União Europeia forte e sem fronteiras”.
Assumidamente “agradado com o nível de conhecimento e de interesse dos alunos sobre as questões europeias”, José Manuel Fernandes confessou a “confiança num futuro melhor, ambientalmente mais sustentável e socialmente mais justo”.
A saída do Reino Unido – o ‘Brexit’ -, as migrações, os fundos estruturais e os programas comunitários foram os temas que os alunos manifestaram mais curiosidade e interesse.
José Manuel Fernandes aproveitou para deixar um desafio aos alunos, no sentido de se empenharem numa “participação activa e envolvimento cívico”, para que não aconteça como no Reino Unido, onde os jovens eram maioritariamente a favor da manutenção na UE, terão sido os mais abstencionistas.
Em defesa de “uma Europa de partilha, das soluções e dos problemas, em que solidariedade não signifique apenas receber e deixar as dificuldades para os outros”, o eurodeputado destacou o impacto positivos dos centros europeus nas escolas e, de modo particular, o projecto ‘Escola Embaixadora do Parlamento Europeu’, cuja gestora nacional, Alice Cunha, esteve quinta-feira também na Escola Secundária de Maximinos, que se distingue ainda pelo reconhecido trabalho de inclusão de jovens com deficiência.