A qualificação dos parques e zonas industriais do concelho de Vila Verde, com equipamentos e infra-estruturas de topo, estão no topo das prioridades de António Vilela, recandidato do PSD à Câmara de Vila Verde.
“Atingimos um nível de instalação de empresas e de captação de investimentos muito acima da média nacional e pretendemos agora dar mais um passo, no sentido da qualificação dos parques e zonas industriais, quer em termos de infra-estruturas e equipamentos de topo, quer na valorização da rede viária, quer na criação de oportunidades para os residentes locais”, afirma António Vilela.
A garantia foi dada este sábado, em Oleiros, Vila Verde, pelo candidato social-democrata, durante a visita de auscultação pública e de apresentação da lista local social-democrata candidata à Junta, liderada por Carla Leitão.
A aposta no desenvolvimento dos parques industriais do concelho e de outras zonas empresariais é apontada por António Vilela “como estratégica para captação de investimento, criação de emprego, geração de riqueza e fixação da população em Vila Verde”. Estão associadas a consolidação de infra-estruturas básicas e a requalificação/valorização da rede viária, com especial incidência sobre a construção das Variantes Prado-Oleiros e a Vila Verde.
“Esta é uma zona que tem um potencial enorme do ponto de vista industrial e estamos cá para continuar a valorizar, em muito, esta área”, disse o candidato, na sua passagem por Oleiros. Acabou por assinalar que “a estratégia seguida nos últimos anos tem dado frutos. Com isenções fiscais e de taxas de licenciamento implementadas nos anos anteriores, temos vindo a assistir à instalação de novas unidades industriais”. Deu como exemplos a instalação de centenas de empresas no concelho, nos últimos anos.
CENTENAS DE POSTOS DE TRABALHO “A CAMINHO”
De resto, Vilela fez questão de vincar que se tem assistido “a uma procura muito intensa dos nossos parques e zonas industriais, através de captação de investimento e criação de condições confortáveis para que isso seja efectivo”.
Só nos últimos dois anos, instalaram-se no concelho “centenas de novas indústrias”, que geraram “muitas centenas de postos de trabalho directo”», quer nos parques industriais de Oleiros, quer Gême, ou noutras zonas do concelho.
FIBRA ÓPTICA
Neste contexto, referiu que “não são só as condições de isenções fiscais e de taxas de licenciamento e outras que cativam as empresas. Os parques estão servidos com redes de saneamento, gás natural e energia com potência suficiente. Mas queremos ainda consolidar a rede de saneamento, sobretudo em Oleiros e Gême, embora a rede funcione de forma ajustada, mas – mais importante e urgente – é avançar com a rede de fibra óptica”.
Neste domínio, lembrou que “existem contactos com operadoras que já estão a instalar rede de fibra óptica em todo o concelho. Devemos atingir uma cobertura total do território em 2018. No entanto, estamos a estudar micro-coberturas nos parques industriais, no sentido de eliminar esses constrangimentos”.
REDE VIÁRIA E VARIANTES
Associado a estes investimentos, Vilela revelou que “avançarão as requalificações das estradas de ligação a estes parques. Aguardamos que o Governo volte a colocar a construção das variantes Prado/Oleiros e a Vila Verde (Parque de Gême) no topo das prioridades. São projectos que já estiveram na linha de investimentos da Estradas de Portugal e acabaram retirados, em 2016».
Contudo, deixou uma garantia: “já estamos a negociar os terrenos com privados para a construção da Variante Prado/Oleiros (cerca de 1,4 kms). Inclusive, estão a avançar os procedimentos para elaboração do projecto de execução, pelo que estamos – mais uma vez – a substituir-nos ao Governo para que a obra seja realizada”.
Foi claro: “é uma prioridade absoluta avançar com a Variante a Oleiros, que permitirá uma ligação rápida e de excelência a Prado e Braga, bem como à grande rede viária distrital”.
De resto, António Vilela anunciou que avançará a pavimentação da estrada interior de ligação a Oleiros, pelos Carvalhinhos. E vai avançar a pintura e sinalização da rede viária concelhia.
SANEAMENTO
E a rede de saneamento interna, prioridade das populações locais, “está já no plano municipal de saneamento, com investimentos de 7 milhões até 2018, para tingirmos uma cobertura próxima dos 75%. Depois, avançaremos com mais 3 a 4 milhões, para chegarmos a uma cobertura concelhia a rondar os 95%”.
OLEIROS COM CARLA LEITÃO
As posições do candidato foram assumidas este sábado, durante a apresentação da lista de candidatos do PSD à Junta de Oleiros, equipa que será liderada por Carla Leitão.
“Não olhamos às cores e aos credos, mas à qualidade das pessoas», referiu António Vilela, que se mostrou convicto de que “Oleiros e Vila Verde têm duas boas equipas, para continuar na senda do desenvolvimento”.
No âmbito das questões abertas ao público, Vilela teve oportunidade de garantir que “o nosso partido é o nosso concelho, as nossas terras e o seu desenvolvimento. Quero ouvir e deixar uma garantia: tratarei de igual forma todos os vilaverdenses, independentemente das cores partidárias”.