O distrito de Braga concorre com sete projectos científicos à 11.ª Mostra Nacional da Ciência, que se realiza no Centro de Congressos da Alfandega do Porto entre os dias 1 e 3 de Junho.
No distrito de Braga é a Escola Secundária D. Maria II (Braga) que mais projectos apresenta em competição (5), seguindo-se com um projecto a Escola Básica e Secundária de Celorico de Bastos e a Escola Secundária Francisco de Holanda (Guimarães).
Aberto a estudantes do ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior a competição revelou este ano, segundo a Fundação da Juventude, entidade promotora, “uma forte adesão a nível nacional”.
Bioeconomia, Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Engenharias, Física, Ciências da Computação, Matemática e Química são as categorias dos 100 melhores projectos que este ano estão em destaque.
Mais de 300 jovens coordenados por cerca de 70 professores de meia centena de instituições de ensino dão a conhecer os projectos que podem valer 6 mil euros em prémios e a oportunidade de participarem nos mais variados certames internacionais.