A partir desta segunda-feira o Banco de Sangue do Hospital de Braga passa a receber candidatos à doação de medula óssea.
Os candidatos têm entre 18 e 45 anos, preencher um questionário e, caso reúna as condições necessárias para se tornar dador de medula óssea, uma pequena amostra da sua unidade de sangue é remetida para o Registo Português de Dadores de Medula Óssea. Essa amostra é posteriormente analisada e permite avaliar a compatibilidade entre o potencial dador e o doente.
Encontrar um dador de medula óssea compatível é uma tarefa muito difícil, uma vez que as pessoas são geneticamente muito diferentes. Por isso, o Registo Português de Dadores de Medula Óssea está integrado numa base de dados internacional contendo dadores de outros registos, permitindo que a sua doação possa salvar qualquer doente português ou estrangeiro que necessite de uma transplantação de medula óssea.
Esta inscrição só se faz uma vez e é válida até aos 55 anos, idade a partir da qual, de acordo com as regras internacionais dos registos, os dadores são retirados das bases de dados.