A mostra do Concelho de Amares. É assim que os responsáveis das Festas D’Amares pretendem que seja o cartaz das Antoninas que arrancam a 7 de Junho e se prolongam até dia 13. Escolas, jovens, idosos, IPSS, ranchos folclóricos, escolas de música, associações desportivas e Juntas de Freguesia juntam-se para participar nas festas maiores do concelho que têm, este ano, “um programa que nos orgulha a todos”, como referiu o presidente da Câmara na apresentação.
Manuel Moreira agradeceu à anterior direcção o trabalho desenvolvido e apontou as ‘Antoninas’ como “uma importante referência para a promoção do concelho”. Áurea (dia 10), HMB (dia 9), Fernando Daniel (dia 10), Aurora (dia 9) e Rosinha (dia 12) são os nomes maiores em termos de atracções musicais.
O novo presidente da Associação das Festas Antoninas de Amares (AFAA), Marco Conceição, agradeceu a todos os que colaboraram financeiramente para as Festas fossem uma realidade: “à Câmara que num orçamento a rondar os 100 mil euros contribuiu com 60 mil euros, aos patrocinadores que reforçaram o seu contributo, aos comerciantes que começam a rever nas suas Festas e aumentam por isso o valor dado e à população que no peditório feito aumentou também o dinheiro oferecido”. Os membros da Associação mantêm-se em 90%: “saíram três elementos e todos os outros são os mesmos desde 2014”.
Marco Conceição lembrou a equipa de 20 voluntários que “trabalham há muitos meses para a organização das festas e das actividades de angariação de fundos”. Para este ano, “a chave do sucesso mantem-se com um cartaz para todos os gostos e indo de encontro a todas as idades”.
Um das novidades prende-se com a aposta no marketing, com painéis de led’s no recinto que irão transmitir para a Praça do Comércio, com duas câmaras, os espectáculos musicais e a renomeação comercial dos dois palcos. O palco 1 passa-se a chamar Palco Intermaché e o Palco 2 de Palco Planeta D.
Para além dos espectáculos musicais, merece destaque a actuação das escolas de música do Concelho no dia 7, as marchas escolares infantis no dia 8 com 7 presenças e a noite com Stand Up Comedy, o Santo António Cup no dia 10 com uma tarde infantil, o 61.º circuito de ciclismo e o festival de folclore, ambos no dia 11. O dia 12 fica para as marchas populares com seis grupos a desfilar
P.A.P. (CP 9420)