O Vinho Verde Fest está de volta a Braga nos próximo dias 2, 3 e 4, com a intenção de assumir a maior feira de vinhos verdes do país. A quarta edição do certame, organizado pela InvesteBraga apresenta cerca de 200 vinhos de diferentes sub-regiões. E, claro, tasquinhas, concertos e o já habitual Concurso de Vinhos Verdes que conta com a participação de mais de uma centena de marcas.
Na apresentação do evento, esta quarta-feira, na Avenida Central,local que recebe a iniciativa, Humberto Carlos, administrador da InvestBraga, deu conta do crescimento de cerca de 50 por cento no número de produtores representados no certame.
“Estes são indicadores que fazem do Vinho Verde Fest uma montra privilegiada para a promoção da economia dos vinhos verdes”, sublinhou, lembrando que o sucesso da feira “reside no modelo adoptado e na localização privilegiada”.
Já o vereador Altino Bessa destacou a “qualidade e diversidade” do evento que conta com as parcerias estratégicas da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, do Turismo do Porto e Norte e ainda da Associação Comercial de Braga.
“Queremos fazer crescer ainda mais esta iniciativa, consolidá-la e atrair cada vez mais público”, referiu, adiantando que “Braga tem a ambição de ser o grande embaixador dos vinhos verdes na região e no país”.
Durante os três dias, os visitantes têm a oportunidade de experimentar os melhores vinhos verdes portugueses, mas não só. Este ano, de sexta a domingo, realizam-se oito provas comentadas por enólogos, sendo uma delas da responsabilidade da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e as restantes associadas às sub-regiões do Ave, Baião, Cávado, Lima, Sousa, Monção e Melgaço. Do domingo, decorre ainda uma aprova comentada de espumantes de vinho verde.
A animação promete se constante com os concertos da Orquestra Ligeira da Academia Allegro, na Sexta-feira, do grupo Arrefole, no sábado, e de Hugo Torres, que actua no domingo. À meia-noite de sábado inicia-se a Vinho Ve5rde Party com animação a cargo do DJ Deep Fresh.
O 4.º Concurso de Vinhos Verdes InvestBraga avalia três categorias: Vinho Verde Branco; Vinho Verde Tinto; Vinho Verde Rosado. Além do diploma de participação, os melhores vinhos recebem este ano o ‘selo de excelência’ InvestBraga.