O candidato do PSD à Câmara de Vila Verde, António Vilela, diz que vai dar prioridade à requalificação dos pólos de Saúde do Vade, Pico e Cervães, “que elevarão a qualidade dos equipamentos de saúde no concelho para um patamar de excelência”. A este nível, estão já programados investimentos na ordem dos 800 mil euros para modernizar os equipamentos apontados.
“Estes investimentos vêm dar ainda maior qualidade à prestação de cuidados de saúde no Concelho, que já registam uma cobertura total em termos de médico de família, suportado por modernos equipamentos, do Centro de Saúde de Vila Verde e Vila de Prado e respectivas USF, passando pelas Unidade/Extensões da Ribeira do Neiva e Escariz”, defende António Vilela.
O candidato realça o esforço que tem sido feito no sentido de melhorar “qualitativamente” a prestação de cuidados de saúde no concelho.
“Quando se fala em elevar a qualidade de vida das pessoas, a prestação de cuidados de saúde de excelência é uma premissa fundamental e, embora a política de saúde seja da inteira responsabilidade e competência do Governo, temos estado sempre atentos e com uma postura extremamente proativa para fazer tudo o que está ao seu alcance em ordem a que os vilaverdenses tenham acesso a serviços de saúde ao nível do que de melhor que se pratica em Portuga”, frisa.
A requalificação dos Pólos do Vade, Pico e Cervães é, para o novamente candidato pelo PSD, “um factor essencial no crescimento e construção de um município cada vez mais forte e capaz de satisfazer as necessidades da população”.
A concretização dos projectos de requalificação daquelas unidades de saúde, que é apontada como “prioridade absoluta” nas diversas sessões públicas que tem vindo a realizar pelo concelho, visa a realização de obras tendentes a proporcionar todas as condições, em termos de instalações e de equipamentos, para que os profissionais de saúde possam desenvolver a sua actividade em conformidade com os mais avançados parâmetros de prestação de cuidados de saúde a este nível.
Com esta aposta nos cuidados de saúde, e depois de intervencionados os centros acima expostos, o candidato sublinha que “Vila Verde irá ficar com uma rede de instituições, equipamentos e serviços de saúde por excelência, enquadrando-se ao nível das melhores do país. A título de exemplo, a cobertura total no que à assistência médica diz respeito, médico de família, é a forte componente que move esta proposta que tanto satisfaz as necessidades dos habitantes e contribui para o seu bem-estar”.
VACINAÇÃO DA PREVENAR 13 PARA CRIANÇAS
De resto, o candidato tem acentuado o facto de ter sido “pioneiro» na introdução da vacinação gratuita da Prevenar 13 no programa de vacinação municipal, que complementa o Programa Nacional de Vacinação (PNV). «Uma medida que, mais tarde, acabou por ser adoptada pelo Ministério da Saúde”, frisa.
António Vilela considera esta medida “pioneira a nível nacional, um grande sucesso. Vamos manter a medida”. E acentua: “mostra que temos tido uma visão estruturada e fundamentada para o bem-estar das nossas crianças”.