Maria Eduarda Loureiro, Rafael Alves e Abílio Queirós, alunos do 12.º ano da Escola Secundária D. Maria II, foram os grandes vencedores da 1.ª edição do concurso ‘Porta Nova’.
O projecto proposto foi desenvolvido em espaço-escola, tendo por base um desafio lançado pelo SEI – Serviço Educativo Integrado aos alunos da opção de Artes Visuais do ensino secundário, em estreita colaboração com o escultor Alberto Vieira.
O júri foi constituído pela vereadora da Cultura e Educação, Lídia Dias, por Sofia Ponte, Sónia Rocha e Rui Bianchi, sendo que a concurso foram submetidos oito trabalhos que envolveram o total de 50 alunos.
O projecto ‘Porta Nova’ propõe um percurso de promoção de arte urbana e educação pela arte em Braga em colaboração com as escolas secundárias do concelho, remetendo para uma reinterpretação do universo arquitectónico e histórico da cidade.
“Deseja-se que o projecto se repita noutros espaços da cidade e, assim, nasça um compromisso entre o legado do passado de Braga e o poder incitador da comunidade escolar jovem, capaz de construir novas narrativas na cidade, levando a escola para fora de portas”, afirma a autarquia em nota à imprensa.