A caminhada solidária ‘Semear Alegria’, organizada pela Associação dos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial de Braga (AAAEIC), que decorreu este domingo deu o mote para a’ inauguração’ da extensão da Via Pedonal Ciclável do Rio Este, em Braga.
Além dos melhoramentos realizados no traçado original, a via faz agora a ligação do Complexo Desportivo da Rodovia até ao início do acesso ao Bom Jesus, numa extensão de cerca de dois quilómetros.
Segundo Ricardo Rio, a Via Pedonal Ciclável está agora “mais qualificada e com maiores condições de segurança”.
MAIS ILUMINAÇÃO
“Reforçámos as condições de segurança, não apenas neste novo troço, como também no traçado original que apresentava muitas patologias a esse nível, fizemos a separação entre o percurso para peões e ciclistas, e reforçámos a sinalética”, adiantou o presidente da autarquia bracarense, anunciando igualmente o “reforço substancial da iluminação em toda a extensão da ciclovia, desde a Ponte Pedrinha até ao acesso ao Bom Jesus, num investimento de 200 mil euros”.
Acompanhado pelos vereadores Miguel Bandeira e Sameiro Araújo, Rio salientou que o objectivo passa por dotar toda esta zona ribeirinha de condições para que a população possa fazer desporto e praticar hábitos de vida saudável. “Foi também com este intuito que ainda esta semana instalámos um sistema de monitorização da qualidade da água em vários pontos do rio”, recordou.
De referir que, nos próximos dias, será lançado o concurso para a requalificação do Eixo Desportivo da Rodovia que aumentará em cerca de 40% a sua área (num total de cerca de seis hectares), estendendo-se para a zona ribeirinha em frente à AFBraga.
A intervenção vai de encontro à política do actual Executivo de dotar a cidade de espaço verdes, fomentar a melhoria de qualidade de vida dos bracarenses e aumentar a oferta de áreas de lazer e de recreio que promovam hábitos de vida saudáveis”, refere o autarca.
Ricardo Rio lembrou, igualmente, o investimento de mais de 4 milhões de euros que o município irá concretizar com a eliminação de barreiras urbanísticas e arquitectónicas em Montélios, na envolvente da Torre Europa, em S. Victor, na envolvente da ‘Makro’, em Lamaçães, e na Quinta da Fonte, em S. Vicente, e ainda com a implementação da Rede Pedonal e Ciclável e Inserção Urbana de Transporte Público.
Esta intervenção, que se pretende executar na Variante da Encosta, é um primeiro passo para a criação de uma rede de acessibilidade ciclável no centro urbano de Braga, ligando grande parte dos equipamentos públicos, assim como as principais escolas secundárias, o campus da Universidade do Minho, os monumentos e as zonas comerciais do centro, permitindo que uma grande parte da população possa usufruir deste modo de transporte nas suas deslocações diárias, de trabalho ou lazer.