O congresso REHAB 2017 – III International Conference on Preservation, Maintenance and Rehabilitation of Historical Buildings and Structures, promovido pela associação Green Lines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, reune em Braga, nos próximos dias dias 14 a 16, um conjunto de especialistas internacionais em preservação e reabilitação do património edificado.
Este grupo de delegados, oriundos de todos os continentes, debate um conjunto de temas relacionados com as tecnologias de inspecção e monitorização de edifícios e de patologias, comportamento sísmico de edifícios históricos, análise de casos de estudo de reabilitação, preservação dos centros históricos, autenticidade e património edificado, inclusividade de sítios e edifícios históricos, novos materiais e tecnologias na preservação e reabilitação, integração de princípios de sustentabilidade e, ainda, um tópico especial dedicado à construção em terra.
O congresso decorre nas instalações do Museu D. Diogo de Sousa, onde se realiza a sessão de abertura e as sessões de debate, incluindo uma visita técnica ao centro histórico de Braga.
Na tarde do último dia, os delegados são recebidos no Mosteiro de Tibães onde se realiza igualmente uma visita técnica ao edifício, um laboratório de monitorização de edifícios históricos e uma sessão plenária dedicada à construção em terra em Portugal, à qual se seguirá a sessão de encerramento.
O evento conta com os apoios institucionais e parcerias do município bracarense, da Direcção Regional de Cultura Norte, do Museu D. Diogo de Sousa, do Mosteiro de Tibães, do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, da Ordem dos Arquitectos, da Ordem dos Engenheiros, da associação Centro da Terra e da Universidade do Minho.
Toda a informação acerca do congresso pode ser consultada em rehab.greenlines-institute.org.