A Câmara de Braga apresentou o “plano de acção” da candidatura que submeteu a Cidade Criativa da UNESCO, na categoria Media Arts, um projecto que pretende aprofundar o cruzamento entre arte e tecnologia.
O plano de acção que define e orienta a candidatura prevê um conjunto de medidas e projectos que serão postos em prática aquando da designação pela UNESCO, nomeadamente a criação de um Media Arts Centre, um novo centro criativo de Braga, que pretende ser uma plataforma de trabalho para artistas nos diversos campos das artes digitais, investigadores, estudantes, empresas e startups de tecnologia; o Primeiros Bits na escola, um programa de literacia em criação musical colaborativa, design de software, educação musical e inclusão social para todo o tecido educativo local.
O plano inclui ainda o programa Digital Heritage, um programa “inovador e ambicioso” que liga um conjunto de parceiros (museus, gestores de monumentos, investigadores, criadores, professores, agentes de turismo, etc.) em três níveis diferentes: digitalização de arquivos e património, ferramentas de educação patrimonial e storytelling turístico.
FESTIVAL INTERNACIONAL
O plano contempla também um Festival Internacional Braga Media Arts, que será um “grande momento anual de celebração”, mostra, encontro e debate sobre Media Arts, onde artistas, público e especialistas se encontram, colaboram e partilham experiências.
Serão igualmente criadas plataformas de circulação e partilha de conhecimento entre investigadores e projectos através da atribuição de bolsas e promoção de estadias de curta e longa duração e ainda um programa internacional de intercâmbio para novos ou actuais empreendedores no domínio das artes e tecnologias digitais.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA CIDADE
O presidente da Câmara, Ricardo Rio, encara esta candidatura como um “trabalho em curso”, ao mesmo tempo que reconhece “o já grande esforço da sociedade civil e de diversas instituições da cidade na transformação digital da cidade”.
“Esta candidatura surge porque, como colectivo, somos uma cidade onde a investigação, a criatividade, a cultura, a juventude e a artes navegam em sentidos convergentes, criando uma rede de conhecimento profunda, onde entidades como as universidades, as unidades de investigação ou o INL têm um enorme papel”, diz Rio.
Esta candidatura, considera o autarca, “será coroada de êxito” e “demonstra todo o trabalho que está a ser efectuado em Braga no âmbito da cultura e que visa também candidatar o município a Capital Europeia da Cultura em 2027”.
PROCESSO COLECTIVO
Para a responsável da candidatura, Cláudia Leite, “a candidatura a Cidade Criativa da UNESCO em Media Arts é um processo colectivo extenso e pluridisciplinar que tem como objectivo transformar Braga numa cidade onde artes, ciência, tecnologia e comunidade crescem juntas e onde o talento e as boas ideias encontram um território fértil para o seu crescimento”, avançando que já conta a adesão de “criadores, pensadores, fazedores e parceiros, para pensarem o futuro da cidade e o seu desenvolvimento social e urbano”.
A iniciativa conta com o apoio e trabalho do cluster tecnológico da cidade, reunido num conselho consultivo, constituído por empresas de tecnologia, estúdios de comunicação digital, laboratórios e centros de investigação na área da robótica, jogos, multimédia e media arts e instituições do município e, igualmente, artistas, entidades e associações culturais e instituições do sistema de ensino e representantes de entidades regionais e nacionais numa união de esforços que se prolongará no tempo e em rede.
O processo de candidatura a Cidades Criativas da UNESCO prolonga-se até ao próximo dia 16, sendo esperada uma decisão da entidade até ao final do de Outubro.
REDE DE CIDADES CRIATIVAS
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) foi criada em 2004 para fortalecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade um factor estratégico de desenvolvimento urbano sustentável com impacto social, cultural e económico.
O principal objectivo desta iniciativa é colocar o sector cultural e criativo no centro do planeamento estratégico das cidades, ao mesmo tempo em que promove uma colaboração activa entre as cidades membro da rede.
Actualmente conta com 116 cidades de 54 países, em sete domínios criativos: Artesanato, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Música e Media Arts. Braga é candidata no domínio das Media Arts, onde já estão integradas nove cidades criativas: York (Reino Unido, 2014), Linz (Áustria, 2014), Enghien-Les-Bains (França, 2013), Lyon (França, 2008), Austin (EUA, 2015), Dakar (Senegal, 2014), Tel Aviv (Israel, 2014), Gwangju (Coreia do Sul, 2014) e Sapporo (Japão, 2013).