Os mosteiros de S. Martinho de Tibães (Braga) de Santo André de Rendufe (Amares), S. Miguel de Refojos (Cabeceiras de Basto), Santa Maria de Pombeiro (Felgueiras), S. Bento da Vitória (Porto) e S. Bento de Santo Tirso) assinaram um memorando de entendimento com a Direcção Regional da Cultura do Norte, com vista à constituição de uma rede de trabalho que tem por objectivo valorizar e promover o património cultural, em especial os mosteiros beneditinos.
O memorando estabelece os termos de colaboração entre os signatários, tendo em vista a elaboração de uma proposta de inscrição dos Mosteiros e Paisagens Culturais Beneditinos na lista do Património Cultural da Humanidade, como “bem em série”.
Os signatários comprometem-se a cooperar tendo em vista o desenvolvimento da marca ‘Mosteiros e Paisagens Culturais Beneditinas”’ assim como a promover estudos que possibilitem uma leitura integrada dos mosteiros e a publicar esses estudos, para além de realizar um congresso em 2018.
Espanha e Brasil foram eleitos territórios prioritários para a promoção, troca de experiências e estabelecimento de parcerias com os Mosteiros e Paisagens Culturais Beneditinas objecto deste memorando.
RRC (CP 10478)