O antigo presidente da Câmara de Terras de Bouro e actual vereador, António Afonso, apresentou esta segunda-feira, na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Santiago de Compostela, uma comunicação sobre a influência das estampas de Bernardino Passeri na iconografia beneditina, no âmbito do doutoramento em ‘Estudos Culturais: Memória, Identidade, Território e Linguagem’ que está a realizar naquela instituição.
Segundo o autor, as gravuras de Passeri, baseadas na obra do Papa S. Gregório Magno, ‘Vida e milagres de S. Bento’, constituem a principal fonte iconográfica dos painéis de azulejos do Claustro do Cemitério do Mosteiro de Tibães e do Refeitório dos Monges no Museu da Assembleia da República (antigo mosteiro de S. Bento da Saúde) .
Esta comunicação integra-se no V Encontro Mocidade Investigadora da Universidade de Santiago de Compostela.
No encontro do ano passado, a apresentação de António Afonso teve por tema ‘A iconografia de S. Bento no noroeste peninsular’, uma vez que a sua tese de doutoramento versa sobre o Santuário, hoje Basílica Menor, de S. Bento da Porta Aberta.