O projecto InterAge vai ser alargado a outras associações de idosos, anunciou Firmino Marques no Fórum Municipal do Idoso.
Segundo o vice-presidente da Câmara de Braga, a próxima fase deste projecto será alargada a outros espaços públicos e instituições do concelho e irá também contemplar a implementação de novos serviços como o Cartão Sénior InterAge que, designadamente em situações de emergência, permite que agentes policiais possam entrar em contacto com familiares próximos.
O projecto começou por envolver a Associação de Idosos do Centro Histórico de Braga, mas será alargado a outras associações.
Criado pela startup bracarense “Sioslife”, o projecto InterAge, uma iniciativa piloto, visa dotar as instituições de acolhimento da terceira idade de sistemas interactivos capazes de dinamizar o dia-a-dia dos idosos e aumentar a inclusão social através do uso de novas tecnologias.
O representante da empresa explicou que este sistema permitiu proporcionar aos associados da associação a aquisição e melhoria de conhecimentos ao nível das tecnologias de Informação, tendo permitido o desenvolvimento de exercícios de estimulação física e cognitiva, partilha de conteúdos multimédia e comunicação simplificada com familiares e amigos.
COMPROMISSO COM OS IDOSOS
Rio reafirmou o “compromisso do município em desenvolver respostas que contribuam para que a população idosa continue a desenvolver e a partilhar as suas experiências, a cumprir um papel activo na sociedade e a viverem as suas vidas de maneira saudável, independentemente da idade”.
“Esta estratégia tem sido conseguida através da implementação de projectos como o ‘Braga +65’, que visa responder às necessidades dos munícipes mais idosos, isolados e com carências económicas, o ‘Cartão Sénior’, o voluntariado de proximidade ou como a ‘Bolsa Braga Sol’ que promove a atribuição de benefícios sociais no âmbito da isenção de taxas municipais, apoio técnico a projectos de construção, tarifas sociais de água, saneamento e transporte público gratuito”, apontou o presidente da Câmara.
“Estas são medidas que implementamos de raiz ou que já existiam e que tinham mérito reconhecido. Temos sempre a preocupação de ouvir os agentes para que podermos ir ao encontro das suas reais necessidades. Desde o primeiro momento que assumimos que as respostas sociais e o bem-estar dos cidadãos mais vulneráveis são a nossa principal prioridade e temos trabalhado para que os idosos desfrutem de uma qualidade de vida cada vez maior”, salientou.
PROGRAMAS
A estes projectos acrescem os cursos de informática e de inglês para seniores, que o Município promove anualmente e de forma gratuita, o Programa Avóspedagem’ e o ‘Braga a Sorrir’, um projecto pioneiro de cuidados de saúde oral desenvolvido desde 2014.
O município tem também vindo a criar condições para propiciar aos idosos momentos de convívio e de actividade desportiva que, ao mesmo tempo, combatam o isolamento e a saúde da população mais idosa, nomeadamente através da implementação de programas como o ‘Braga Activa’, a ‘Natação Sénior’ e o ‘Boccia Sénior’.
Rio relembrou a todos os presentes a concretização da supressão da restrição de horários nos Transportes Urbanos de Braga a todas pessoas com título de transporte de reformado ou aposentado, proporcionando desta forma “uma maior convivência intergeracional e um melhor serviço a esta franja da população”.
Referiu-se também ao convívio sénior na Quinta da Malafaia que este ano se realiza nos dias 12 e 13 de Setembro, onde se juntam cerca de cinco mil pessoas, proporcionando aos participantes um dia diferente, repleto de momentos de convívio e de alegria.