A CIM do Cávado apresentou, esta terça-feira, em Braga, o projecto ‘UP Cávado’ que visa promover o ecossistema empreendedor do território, dinamizar e reforçar a sua competitividade e capacidade produtiva, dando visibilidade nacional e internacional à região. O orçamento atinge o milhão de euros.
“Este projecto representa um ‘novo rumo’ na área de actuação da associação de municípios”, referiu Ricardo Rio, presidente da CIM do Cávado.
“Em matéria de apoio ao desenvolvimento económico, a CIM do Cávado está a navegar por mares nunca dantes navegados. Nunca como até hoje tivemos responsabilidades tão claras e significativas no domínio da intervenção directa sobre o tecido económico, nomeadamente no apoio ao empreendedorismo, à qualificação e à internacionalização dos nossos agentes económicos”, explicou o também presidente da Câmara da Braga.
Desenvolvido pela CIM do Cávado em parceria com a InvestBraga e com a Agência de Energia do Cávado, o projecto apresenta um orçamento de cerca de um milhão de euros e é o resultado de três candidaturas aprovadas no âmbito do Aviso ao Sistema de Apoio às Acções Colectivas (SIACs) do Programa Operacional Norte 2020, apostando na melhoria global da competitividade empresarial da NUT III do Cávado.
INTERNACIONALIZAÇÃO
O ‘UP Cávado’ pretende implementar acções de dinamização empresarial relacionadas com o empreendedorismo, a qualificação e a internacionalização, agregando os seis municípios da CIM do Cávado – Braga, Barcelos, Esposende, Amares, Terras de Bouro e Vila Verde – que, em articulação com diversas entidades e associações comerciais e industriais que actuam no território, “visam mobilizar novas dinâmicas empresariais e tornar mais atractivo o investimento na região, através da simplificação de processos, da facilitação de redes de networking e de um conjunto de acções de internacionalização”.
Com este projecto, a CIM do Cávado pretende a mobilização e dinamização do espírito empreendedor; a qualificação do tecido empresarial assente no aumento da produtividade; na capacitação para a internacionalização e no aumento da notoriedade internacional da oferta de bens e serviços do território. O projecto está integrado numa das novidades do Portugal 2020 (SIACs) destinada a promover o espírito empresarial através das comunidades intermunicipais (CIM)
“Este é um desafio que a CIM do Cávado abraça de forma responsável e que reforça a colaboração com as estruturas representativas do tecido económico da região”, acrescenta Rio, lembrando que este projecto “insere-se num conjunto de iniciativas que estão a ser implementadas no terreno e que vão impulsionar ainda mais o dinamismo que os territórios do Cávado estão a viver actualmente, representando uma nova alavanca para o seu desenvolvimento”.
FG (CP 1200)