No âmbito do Projecto ‘Dentivida’, entre Março de 2016 e Maio de 2017, os médicos dentistas aderentes doaram o seu tempo em consultas de avaliação, aconselhamento e tratamento oral no valor global de 4.635,00€. Os Laboratórios de Próteses Dentárias aderentes doaram em próteses dentárias o valor de 1.376,50€, o que perfaz um total de cerca de seis mil euros.
Segundo os dados divulgados esta quarta-feira pela Câmara, os dentistas aderentes atenderam, no período de tempo referido, nos seus consultórios e de forma gratuita, 17 pessoas carenciadas, sinalizadas pelas equipas de atendimento e acompanhamento social da Casa do Povo Ribeira do Neiva e do Centro Comunitário de Prado da Cruz Vermelha.
O Protocolo de Colaboração do Projecto ‘Dentivida’ foi assinado a 12 de Março de 2016, entre o município, clínicas dentárias de Vila Verde, laboratórios de próteses dentárias e instituições particulares de solidariedade social.
Visava garantir uma maior acessibilidade dos cidadãos vilaverdenses com menores recursos socioeconómicos aos tratamentos de saúde oral e promover a responsabilidade social e potenciar uma intervenção em rede, integrada e concertada, envolvendo as IPSS concelhias enquanto estruturas qualificadas próximas da população.
Têm acesso ao Protocolo ‘Dentivida’ famílias em situação de fragilidade económica, com um rendimento mensal ‘per capita’ inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) e com disponibilidade para celebrar o contrato de inserção.
“Com inúmeras vantagens para a saúde e melhoria da auto-estima, o projeto ‘Dentivida’ devolveu sorrisos e permitiu a (re)integração de algumas pessoas no mundo laboral», frisa a autarquia, que deixa «um obrigado profundo a todos os parceiros, pela solidariedade e empenho em benefício dos que mais precisam”.
PARCEIROS
Clínicas de Medicina Dentária – Márcia Costa, Dente Esperto (Ulisses Magalhães), Botica (Beatriz Macedo), Paula Pinheiro, Verde Minho, Vítor Handel, Imaculada Conceição (Marta Veiga), Catarina Fidalgo Carvalho, JF Med (Maria João), ASF (Sofia Fernandes), Dentis, Ricardo Vasconcelos, S. Vicente (Hélio Lopes), Vila Verde (Sónia Correia), Pedro Gil Braga; Ortodontista Armandino Alves e Hospital da Misericórdia de Vila Verde.
Laboratórios de Próteses Dentárias – Jocridente, AmarDental, Protésico Dentário João Soares, Sónia Barbosa, Silvério Tavares Carvalho e António José Guilherme Peixoto
IPSS: Casa do Povo de Ribeira do Neiva e Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa – Centro Comunitário de Prado