A primeira fase de votação on-line dos projectos submetidos ao Orçamento Participativo do Município de Braga já está a decorrer. Em votação estão 54 propostas oriundas de diversos pontos do concelho e que abrangem seis áreas de intervenção. Esta fase de votação está em curso em htp://participe.cm-braga.pt até às 24 horas do dia 9 de Julho, sendo que os cidadãos inscritos têm que votar em seis projectos (um por cada área).
PROJECTOS
Cultura e Património (material e imaterial)
‘Nós pela Terra’; ‘Das Sete Fontes à Fonte de Infias’; ‘Recuperação da Igreja Matriz Velha de Lomar; ‘175 anos de Música em Braga’; ‘Rodellus – Um festival para quem não tem medo do Campo’; ‘Dinamização Cultural do Auditório Multiusos de Sequeira’; ‘Arte por Tadim’; ‘Valorização do Castelo de Braga e Muralhas Medievais. O passado na Calçada’; ‘EsPassos Audiovisuais’: ‘Fi-bra – Filarmónica Juvenil de Braga’, ‘Reactivação do Grupo de Teatro e Remodelação de Espaço (Padim da Graça).
Ecologia, Ambiente e energia
‘Plantação de Árvores’; ‘Sala Expositiva/Interactiva e Observatório Solar do Planetário – Casa da Ciência de Braga’; ‘Das Palhotas a Cabanas’; ‘Ciência Andante’; ‘Olha a floresta Autóctone’.
Equipamentos e Espaços Públicos
‘Requalificação do campo de futebol de Tebosa’; ‘Parque Desportivo de Cabreiros – ampliação de balneários’; ‘Espaço Comunitário e de Culto de S. Martinho’; ‘Requalificação do parque de lazer de Ribeiro dos Prados’, ‘Centro Cívico de Gualtar’; ‘Ampliação do Rocódromo de Escalada’; Nascente do rio Este para todos; ‘Arte e Cidadania’; ‘Parque de Lazer Campo de Jogos de Semelhe’; ‘Recinto da Capela de S. Gregório’; ‘Salão de Apoio às actividades da freguesia (Guisande e Oliveira S. Pedro)’; ‘Brincar e Crescer a Sorrir’; ‘Parque das Gerações’; ‘Parque Infantil para Montélios’; ‘Cobertura Ringue Desportivo de Padim da Graça’; Requalificação para Centro Cívico (Sé); ‘Parques Infantis – Loteamento Quinta dos Lagos e Loteamento Parque Norte’.
Solidariedade e Coesão Social
‘Plataforma para a redução/aproveitamento do desperdício alimentar e promoção da integração social’; ‘Comemoração do Dia de África’; ‘ReDe – Recursos Desportivos em Rede’; ‘Jardim da Melhor Idade’; ‘Braga enCantada – Semana intercultural, promovida pela comunidade ucraniana’; ‘Acolher Melhor – Recuperar o Centro de Alojamento para Sem Abrigo’; ‘Mais Rodas = Mais Sensibilização’; ‘Dar Asas para voar’; ‘Divulgar e sensibilizar para a doença oncológica’; ‘Centro Multidisciplinar para Doenças Neurodegenerativas’; ‘Escutatório’; ‘Projecto de Identificação da Sobredotação e do Talento em Alunos do 1º Ciclo’; ‘Incluir_com_Arte (Núcleo Pais-em-Rede de Braga)’; ‘Ora Essa! Atelier de Moda Reciclada e Inclusiva’; ‘Sala “Snoezelen”; ‘+ Saúde + Idade’; ‘Braga: Cidade do desporto inclusivo’.
Trânsito, Mobilidade, Acessibilidades e Segurança Rodoviária
‘Rotunda no cruzamento da avenida Robert Smith com as ruas José António Cruz e Padre Vitorino de Sousa Alves’; ‘Estudo para conclusão do anel ferroviário no Minho (Guimarães-Braga-Barcelos)’; ‘Substituição de dissuasores de trânsito por gradeamento’.
Turismo
‘Conta-me como foi’ a implementar no Presépio ao Vivo de Priscos.
SEGUNDA FASE
A segunda fase de votação decorre de 10 a 23 de Julho. Nesta fase pode ser escolhido um projecto entre os trinta apurados na primeira fase. A apresentação pública dos projectos vencedores decorre até 31 de Julho.
Recorde-se que, à semelhança do ano transacto, o montante global do Orçamento Participativo é de 750 mil euros, dos quais 100 mil euros são relativos a projectos do Orçamento Participativo Escolar.