É proibido lançar os tradicionais balões de mecha acesa de S. João, bem como o lançamento de foguetes com cana. O aviso é da PSP e da Protecção Civil bracarenses.
Na sequência da publicação da Portaria nº 195/2017 que estabelece a entrada em vigor do Período Critico de Incêndios Florestais, entre esta quinta-feira e 30 de Setembro, a PSP de Braga avisa que é interdito lançar balões de São João com mecha acesa e foguetes de cana.
“Face ao mencionado [na portaria], o Comando Distrital da PSP de Braga informa que se enquadra nesta proibição o lançamento de balões de ar quente, que frequentemente ocorre durante as Festas do São João”, refere a Polícia em comunicado. A interdição estende-se a todo o país.
O lançamento de um balão de São João pode ter uma contra-ordenação punida por coima que pode variar entre os 140 euros e os cinco mil euros, no caso de pessoas singular, e os 800 euros e os 60 mil euros no caso de pessoa colectiva, indica a portaria.
A Câmara de Braga, através da sua Divisão de Protecção Civil, apela “ao bom senso e compreensão de todos, uma vez que ‘A prevenção começa em cada um de nós!’”.
“A Divisão Municipal de Protecção Civil continuará a acompanhar permanentemente a situação, encontrando-se disponível para qualquer esclarecimento adicional através do número 253 264 077”, refere a autarquia em nota à imprensa.
FG (CP 1200)