A secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, presidiu esta segunda-feira à cerimónia de assinatura dos autos de consignação de sete empreitadas de construção de novos troços da futura Ecovia do Litoral Norte, quatro dos quais no concelho de Esposende.
A governante visitou às intervenções da Sociedade Polis Litoral Norte nos municípios de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, numa jornada que culminou na freguesia de Antas, onde será executada a Ecovia da margem esquerda do estuário do Rio Neiva e a Infraestrutura de valorização e visitação do Estuário do Rio Neiva Ponte Pedonal e Ciclável, cujo investimento global ascende a 961 mil euros.
Ainda no que respeita ao concelho de Esposende foram assinados os autos de empreitada dos troços da Ecovia Praia de Rio de Moinhos – Praia de Cepães, e da Praia de Cepães – Praia de Suave Mar, que totalizam 825 mil euros. Com estas quatro intervenções, mais o troço Fão – Apúlia, o município vê concretizado um investimento superior a 2,6 milhões de euros neste tipo de infraestruturas.
O presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, expressou a sua expectativa e satisfação face à concretização da Ecovia, que ligará Caminha a Esposende, numa extensão de 73 quilómetros, projecto que considerou uma “verdadeira revolução” no conceito de mobilidade suave e um “importante ativo europeu”, que contribuirá para a valorização do território dos três municípios.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, salientou a importância da ponte pedonável e ciclável que ligará o seu concelho ao de Esposende, considerando que a travessia poderá servir também para aumentar a cooperação entre as duas freguesias e expressou agradecimentos a todos quantos contribuíram para a elaboração do projecto.
O autarca referiu que a Polis Litoral Norte teve grande impacto no território, salientou a dinâmica em torno deste organismo e falou num “sentimento de dever cumprido”.