O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado prevê o investimento de quatro milhões de euros para combater o sucesso escolar na rede educativa da região, através da implementação de um conjunto de acções municipais e intermunicipais.
Este Plano, financiado pelo Programa Operacional Norte 2020, inclui a concretização de 16 projectos municipais e três intermunicipais de combate ao insucesso escolar. O projecto visa melhoria do sucesso escolar dos alunos, reduzindo as saídas precoces do sistema educativo.
A CIM prevê a contratação de recursos humanos para equipas multidisciplinares, a aquisição de equipamentos e recursos educativos digitais, actividades de enriquecimento curricular, programas para aumentar os níveis de literacia, assim como o reforço dos materiais didáctico-pedagógicos ao dispor das escolas e a implementação de programas de educação para o empreendedorismo.
“Este é um momento histórico para a CIM do Cávado. Esta é a primeira Comunidade Intermunicipal a ver aprovada um projecto nesta área e é com muita satisfação que abraçamos esta responsabilidade de funcionar como um elemento aglutinador também na área da educação”, referiu Ricardo Rio, presidente da CIM do Cávado, durante a apresentação do Plano que decorreu esta quarta-feira, em Braga.
Lembrando que, ao longo dos anos, “as Comunidades Intermunicipais têm tido um papel muito importante de ligação entre os vários municípios e os seus agentes territoriais em áreas como a promoção turística ou o desenvolvimento social”, Ricardo Rio referiu que se abre agora “uma nova janela de ligação na área da educação, que se revela inovadora e extremamente importante”.
Na sessão, que contou com a presença de Jorge Nunes, do Programa Operacional Regional Norte 2020, o também presidente da Câmara de Braga sublinhou a necessidade de se trabalhar em articulação com todos os agentes locais para que o Plano tenha o êxito esperado.
“É importante conhecer a realidade local e encontrar soluções entre todos os parceiros para corrigir este problema que se tem arrastado ao longo dos anos. Todos os agentes educativos têm aqui uma oportunidade única de contribuir para a implementação de propostas concretas para combater o insucesso escolar, dando a este território um futuro com melhores condições de competitividade, de progressão nas carreiras e de inserção no mercado de trabalho”, frisou.
O PIICIE é um instrumento operacional da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial e do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial da CIM Cávado no domínio educativo. Este Plano procura assumir-se como «um importante reforço à estratégia das políticas públicas educativas na sub-região do Cávado».
O processo de elaboração do PIICIE foi liderado pela CIM Cávado e resultou da cooperação dos seis Municípios e respectivos Agrupamentos de Escola e Escolas não Agrupadas da NUT III Cávado, que levou à definição de uma estratégia centrada no combate ao insucesso escolar.