‘Música na Praça’ arranca este sábado na Praça do Município, em Esposende. Produzido pela autarquia, o evento promete estilos musicais diversificados, do fado ao jazz, do folk ao world music, e prolonga-se até 6 de Agosto.
O fado marcar a abertura da edição deste ano com Ana Pinhal Quarteto. Ana Pinhal é uma jovem fadista, natural de Matosinhos, fadista residente na famosa Casa de Fados da cidade do Porto, a ‘Casa da Mariquinhas’. Participou no Caixa Ribeira 2015 e Caixa Alfama 2015 e 2016 e, em Outubro de 2015, integrou o elenco do espectáculo ‘AMÁLIA – Não sei porque te foste embora’ no Coliseu do Porto.
No 15 é a vez da música folk dos espanhóis Guintervan, em jeito de aquecimento para a Galaicofolia que se realiza no fim-de-semana seguinte, de 21 a 23 de Julho, no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã. Trata-se de um projecto musical galego, que busca inspiração em ritmos balcânicos, swing, drum&bass, punk, ska, latino, entre outros. A grande potência e expressão da voz tenor de Yvan Van Guinter, aliada à destreza invejável do baterista Roy Alexandre Van Guinter, à mestria de Isaac Van Guinter na guitarra e bouzouki e de Harry Van Guinter no violino fazem de cada apresentação deste grupo um evento memorável.
A encerrar a edição 2017, no dia 6 de Agosto, tem lugar o concerto dos The Wine-a-Billy Rollers, um trio formado por guitarra, contrabaixo e bateria, nascido em 2012, em Lisboa.
A linha musical deste projecto assenta no rockabilly dos anos 50, fazendo incursões pelo rhythm & blues, rock n’ roll e até mesmo os blues, tocando alguns clássicos de Elvis Presley, Chuck Berry, Johnny Burnette, Gene Vincent, entre muitos outros. Em 2015 a banda lançou o seu primeiro EP ‘Let the good wine roll’ com dois temas originais, ‘Red wine for my blue heart’ e ‘Cherry lips red wine’, assim como duas versões, encontrando-se neste momento em fase de preparação para o seu novo álbum. Compõem a formação Pedro Teixeira na guitarra eléctrica e voz, Ruben el Pavoni no contrabaixo e Rui Tex Gomes na bateria.