A Áustria moveu vários tanques para a fronteira com Itália para aumentar a segurança e bloquear a entrada de migrantes, segundo anunciou o ministro da defesa austríaco, em entrevista à publicação Kroken Zeitung. A decisão foi tomada antes da reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros europeus sobre a questão dos refugiados, que vai acontecer em Tallinn, na quinta-feira.
“Dada a evolução da migração em Itália, temos de estar preparados. Espero que o controlo seja muito rápido”, disse o ministro Hans Peter Doskozil, na entrevista.
A Áustria redobrou as medidas de segurança com quatro veículos blindados na região de Tirol e não afasta, assim, a possibilidade de instalar reforçadas medidas de controlo nos principais postos de fronteira.
O ministro não especificou, no entanto, quando estes postos estarão a funcionar, mas explicou que vai depender da evolução da situação e quão grave se tornar.
“Em qualquer caso, devemos estar preparados para evitar uma situação como a de 2015-16”, afirmou. Outra das hipóteses levantada por Doskozil é o envio de 750 soldados para Brenner, no caso de uma situação de emergência.
Fonte. Jornal Económico