A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, desencadeou uma operação policial no âmbito da qual foram detidos dois homens e realizadas 12 buscas domiciliárias em Braga e Vila Nova de Famalicão, em cumprimento de mandados de emitidos pelo Ministério Público do DIAP de Braga.
Os suspeitos – sublinha a Polícia – colaboravam entre si para ilicitamente se apoderarem de quantias monetárias de terceiros, através do modus operandi conhecido como phishing (pesca de dados bancários e passwords ), sendo os valores obtidos ilicitamente através deste esquema fraudulento superior a duzentos mil euros.
Com a investigação realizada, foi possível determinar e consolidar os indícios relativamente ao papel de vários intervenientes, desde os presumíveis mentores do esquema fraudulento investigado, a angariadores e às chamadas money mules, que fariam parte do mesmo, prosseguindo as investigações no sentido de apurar a natureza e a extensão das conexões delituosas deste grupo.
Os detidos, com 36 e 37 anos, comerciantes, com antecedentes por crimes contra as pessoas, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial.
Luís Moreira (CP 8078)