A Irmandade de S. Bento da Porta Aberta celebra o dia de S. Bento Pai e Padroeiro da Europa esta terça-feira. A solene eucaristia decorre na Cripta do Santuário, pelas 11 horas, presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga e solenização pelo Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, seguida de procissão.
Das 10 às 18 horas actua a Banda Musical de Carvalheira, em vários espaços do Santuário.
Foram muitos os Papas que escreveram, elogiando a Vida, Regra e herança espiritual de S. Bento. Recorde-se Pio XII, Paulo VI ou S. João Paulo II.
Dia 11 de Julho, é dia de S. Bento aquele quem Paulo VI chamou “de missionário da Paz, formador da unidade, mestre da cultura e, principalmente, grande promotor da vida cristã e organizador da vida monástica ocidental.
Não foi sem razão que Pio XII lhe chamou Pai da Europa: “Portanto, consultada a Sagrada Congregação dos Ritos declaramos e constituímos in perpetuum, perante o Deus do Céu, S. Bento como Padroeiro Principal da Europa, com todas as honras e privilégios litúrgicos que pelo Direito competem aos padroeiros principais dos lugares”.