De 1 a 3 de Setembro, Braga volta a realizar a Noite Branca com 48 horas de música, arte e cultura. Mariza, Áurea e Seu Jorge são os nomes mais sonantes de um cartaz que encerra com a actuação da Orquestra de Paus e Cordas, um projecto que nasceu com a Noite Braga do ano passado e que apresenta um espectáculo único com mais de 100 músicos em palco. A organização espera mais de 300 mil pessoas
A par dos concertos no Palco Principal e no Palco gnration, o programa da Noite Branca 2017 inclui instalações, performances inovadoras, actividades para toda a família e muita animação de rua.
“A Noite Branca será mais um momento de grande projecção e exaltação cultural´ da cidade”, resumiu Ricardo Rio, esta segunda-feira na apresentação do evento no Museu dos Biscainhos.
“Neste evento procuramos projectar a imagem de uma cidade jovem, com energia e de uma cidade com capacidade de acolher espectáculos de grande projecção nacional e internacional”, referiu o presidente da Câmara de Braga.
“Em qualquer ponto da cidade será possível encontrar um projecto, uma instalação relacionados com os Laboratórios de Verão e com o Concurso Artístico da Noite Branca que este ano estão muito orientados para a dimensão de Media Arts por força da nossa candidatura a Cidade Criativa da Unesco”, acrescentou Ricardo Rio.
Também a vereadora Sameiro Araújo salientou o facto da Noite Branca constituir-se como um “factor aglutinador e de mobilização da juventude”.
“Com os Laboratórios de Verão e com o Concurso Artístico contribuímos para qualificar a experiência que é propiciada a quem participa na Noite Branca e, ao mesmo tempo, incentivamos os artistas a conceber manifestações e projectos de qualidade, que representem uma mais-valia para a programação”, sustentou a vereadora.
CARTAZ
No que se refere ao cartaz musical, o palco principal, localizado na Praça do Município, recebe na sexta-feira, dia 1 de Setembro, as actuações de Mariza e Áurea.
Já no Sábado, dia 2, é a vez de Seu Jorge, Mayra Andrade & Orquestra Jazz de Matosinhos e Dj Ride. No domingo, dia 3, o palco principal conta com as actuações de Daniel Pereira Cristo e da Orquestra de Paus e Cordas.
O gnration volta a ter palco na Noite Branca de Braga e apresenta um cartaz com a melhor música nacional e internacional. Pelo palco, instalado na Avenida Central, passam Orelha Negra e Osso, no dia 1, e Factory Floor, Evian Christ e Niagara, no dia 2.
Para esta edição, são esperadas mais de 300 mil pessoas, estando a ser preparado um plano de mobilidade em articulação com os Transportes Urbanos de Braga e com a CP – Comboios de Portugal.