A Câmara de Vila Verde aprovou a proposta para a isenção total do pagamento dos encargos referentes aos ramais e tarifas de ligação para os consumidores que requeiram a contratação do serviço público de abastecimento de água nos 30 dias seguintes à publicação do respectivo aviso.
Na perspectiva da maioria social-democrata, que apresentou a proposta, esta medida é «”um estímulo para que se produza uma desejável adesão e universalização do acesso” a este serviço.
“Não obstante os esforços do município para que se caminhe para essa desejável universalização dos serviços, verificou-se, ao longo do tempo, a existência de diversos casos em que, nas novas áreas abrangidas pela rede pública de água, os consumidores, talvez por razões de ordem económica, não aderiram à prestação deste serviço”, frisam.
Por essa razão, o executivo PSD entende ser “útil e socialmente recomendável” que seja concedido, aquando da construção de novos ramais, a isenção do pagamento dos encargos, por um período de 30 dias.