A Câmara de Braga apresentou esta sexta-feira dois motociclos para reforçar a Polícia Municipal nas acções de vigilância florestal durante o período crítico de risco de incêndios.
Os novos meios melhoraram a eficácia das operações de vigilância já em curso e que, a par da Polícia Municipal, contam ainda com a participação do Regimento de Cavalaria N.º 6, da GNR, através do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS), da PSP e dos Bombeiros Sapadores de Braga.
Na apresentação dos dois motociclos, realizada junto ao Posto de Vigia instalado na Santa Marta das Cortiças, o vice-presidente da Câmara, Firmino Marques, adiantou que as acções de vigilância estão a decorrer em áreas sensíveis do concelho em termos de risco de incêndio, nomeadamente Bom Jesus, Sameiro, Sobreposta, Pedralva, Espinho, Sequeira e Tibães.
“Este reforço da vigilância demonstra a preocupação acrescida por parte do município de Braga em preservar o seu património florestal. Será uma vigilância contínua e permanente no combate aos incêndios, num espaço florestal de excelência, e que vem complementar o trabalho já desenvolvido no terreno por parte das diferentes forças de segurança”, referiu Firmino Marques.
O vice-presidente da autarquia, que tutela a Protecção Civil, enalteceu o trabalho que está a ser realizado por todas as forças no terreno, sublinhando o contributo da Polícia Municipal que “tem dado uma ajuda de enorme utilidade nesta área, quer no apoio às corporações de bombeiros, quer à própria Autoridade Nacional de Protecção Civil”.