Braga foi a cidade escolhida para receber o Fórum Económico da Eurocities a ter lugar na Primavera de 2018. A decisão surge depois do município se ter candidatado a organizar um dos dois fóruns anuais que a Eurocities tem para cada área de trabalho, neste caso o de Economia.
Para o presidente da Câmara de Braga “é uma honra” para receber este encontro, sublinhando que a adesão à Eurocities teve como principal objectivo “reforçar o nosso envolvimento com as grandes cidades europeias, partilhar as melhores práticas e aprender com os outros”.
Ricardo Rio destacou ainda que “é importante atrair eventos internacionais deste género e ter a oportunidade de receber em Braga representantes de 140 das mais relevantes cidades que fazem parte da Eurocities”.
A realização deste fórum em Braga surge depois da participação no último realizado em San Sebastian, onde os contactos e as apresentações efectuadas pelos representantes bracarenses foram tidos em consideração pelos parceiros europeus, que através da candidatura reconheceram “a sua capacidade de realização mas também o interesse em tomar contacto com a realidade da cidade, nomeadamente o ecossistema empreendedor e empresarial fortalecido pelo conhecimento produzido pelos centros de saber como as Universidades e o INL”.
A partir de agora Braga irá definir, em parceria com a Eurocities e as duas cidades que lideram o Fórum (Viena e Nantes), o programa completo do evento que é apresentado no próximo Fórum Económico, a realizar no mês de Outubro em Viena.
As datas para a sua realização ainda não estão definidas, mas deverá realizar-se entre Março e Abril do próximo ano. Com uma duração de três dias, terá como tema central: ‘O papel das cidades na economia do conhecimento’ e espera-se a participação de mais de 150 participantes, entre técnicos municipais e políticos de toda a Europa.
FG (CP 1200)