A TecMinho – interface da Universidade do Minho – organiza esta quarta-feira a final da 17.ª edição do IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio, com a apresentação de sete novos projetos a um júri de personalidades convidadas. A abertura é às 14h15, no espaço B-Lounge da Biblioteca do campus de Azurém, em Guimarães, com a intervenção do pró-reitor para a Valorização do Conhecimento, Fernando Alexandre. A entrada é livre.
O organismo revelou que os projetos incluem uma tecnologia inteligente de difusão publicitária (AdveryWhere), guarda-chuvas inquebráveis e secos (Ardósia Umbrellas), uma organização não governamental para a educação e ajuda humanitária de emergência (Gen Mundus), um serviço de chef ao domicílio (Madame Banana), uma garrafa que transporta líquido e snacks individuais (Nude), um sistema de sensorização do saco de boxe (SportyBioSense) e novos ingredientes extremamente nutritivos para a indústria alimentar (VB Food Solutions).
Os empreendedores são de diferentes áreas do conhecimento, como as da comunicação, desporto, desenvolvimento sustentável, engenharia de materiais, eletrónica, gastronomia e turismo. Desenvolveram as suas ideias e competências durante cinco meses, apoiados por consultores e elaborando um pré-plano de negócios, de forma a preparar o lançamento de uma empresa. O júri que os vai avaliar inclui representantes da Critical Materials, Portugal Ventures, Stratia Investimentos e Associação Industrial do Minho.
O IdeaLab é pioneiro nas universidades portuguesas, tendo desde 2009 apoiado cerca de 250 ideias de negócio de 550 empreendedores ligados essencialmente à UMinho. Desta iniciativa saíram mais de 40 empresas, estando a maioria delas afirmada no mercado, como a Earbox, Geojustiça, Bag4Days e Cerveja Artesanal Letra. O IdeaLab é cofinanciado pelo Norte 2020 pelo projeto Restartup.
Entretanto, termina no próximo dia 24 as inscrições para a 18ª edição do IdeaLab, a decorrer entre novembro e março de 2018 na TecMinho e no Departamento de Produção e Sistemas da UMinho, em Guimarães. Alunos, docentes, investigadores e diplomados de qualquer área podem concorrer individualmente ou em grupo até cinco elementos. Serão depois convidados para uma sessão de ideação, prevista a 30 e 31 de outubro, para melhor definirem o conceito a desenvolver com os tutores e consultores neste laboratório de experimentação, geração e desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras, que é totalmente gratuito para os participantes.
Luís Moreira (CP 8078)